Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 9 de junho de 2012

Restauração de uma máquina de costura SAXONIA

Esta máquina tem uma longa existência , aproximadamente cem anos .Pertenceu a um alfaiate ,avô de seu atual proprietário.Fez muitas roupas e ajudou a criar uma grande família .
Estava bastante desgastada ,mas funcionando bem , como costuma acontecer com essas pequenas maravilhas mecânicas .
A pintura estava bastante estragada ,inclusive com um buraco bem no meio da base como se pode ver nesta foto.



Sua marca, SAXONIA ,é pouco conhecida no Brasil .Confesso que esta é a primeira que restauro.Foi fabricada na Alemanha durante muitos anos .Ela foi lixada,e pintada toda de preto ,mas sem seus adesivos originais que não foram encontrados para reposição


As partes cromadas foram limpas e polidas ,mas optou-se por não renovar a cromação para manter as características de uma peça antiga .


O gabinete também recebeu cuidados ,não necessitando de muita restauração .Foi totalmente lixado e recebeu duas demãos de verniz brilhante .A máquina ficou com uma aparencia melhor mas mantendo a imagem de antiga .


A manivela estava absolutamente original,sem faltar nenhum pedaço O único trabalho foi limpar e polir .


O buraco que existia na base foi preenchido com massa plástica e desapareceu debaixo da pintura .O emblema da marca foi limpo e polido,ficando como novo.O proprietário e sua esposa ficaram satisfeitos com o "novo" visual da máquina .

10 comentários:

  1. Mais uma vez um excelente trabalho.Parabéns ficou realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Bom Trabalho, essa maquina depois do restauro vai longe...
    Boa semana !!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ!!!BOA NOITE!!!SEU TRABALHO FICOU LINDO!!!O POLIMENTO FICOU PERFEITO!!!PARABÉNSSS!!E BOM FINAL DE SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  4. Amauri! Obrigada pelo elogio! Faço o DeVerdade com muito carinho! O meu email é keli_agro@yahoo.com.br. Desde já, agradeço!
    Abraço
    Keli

    ResponderExcluir
  5. Amauri, fico imaginando você debruçado sobre as pecinhas, trabalhando concentrado e com muito carinho. A máquina ficou ótima, linda assim, com cara do que tem história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Amauri!
    Saudades deste blog tão querido!!A máquina ficou linda e mesmo assim com carinha de quem tem muita histórias para contar de uma vida com muito trabalho!!Parabéns Amauri!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  7. tenho uma maquina igual a essa, esta em perfeito estado nao precisa de pintura nem nada, mesma marca, base, completa e inteirassa... tem 2 carreteis de papelao com linha, e tambem o borrifadorzinho de oleo... linda! se pudesse encontrar alguem interessado em comprar para guardar é uma peça unica... o dono que casou com minha mae disse que a mae dele trouxe no navio da alemanha... historia linda demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, TENHO INTERESSE AINDA ESTÁ A VENDA? QUANTO CUSTA?

      Excluir
    2. Oi Andrea
      Esta máquina não está à venda ,pois faz parte do acervo de um colecionador de antiguidades .
      Talvez você possa encontrar uma no mercadolivre.com.br

      Excluir
    3. Tenho uma maquina dessa quanto vale?

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .