Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 29 de julho de 2012

Máquina preta

Esta máquina chegou em minhas mãos num estado deplorável .Pintada de preto e vermelho, com as cores desbotadas e cheia de cupins .
O gabinete estava quase desmontando ,e faltava a gaveta central e outras pequenas partes .Foi deixada ao relento ,pegou umidade ,sol e desprezo.
Era da avó da minha cliente e havia uma disputa pela máquina ,mas ninguém queria pagar por uma restauração até que ela se dispos a fazê-lo e ficar com a peça



Os pés estavam com a pintura vermelha apagada ,descascando, e com um pouco de ferrugem .


O gabinete só tinha buracos e excrementos de cupim. Foi muito trabalhoso tampar todos os buracos porque eram muitos e havia infinitos túneis de cupins por toda sua extensão .Quase desisti do trabalho ,procurei um gabinete usado para comprar ,mas é raro encontrar um que esteja em bom estado ,e resolvi então encarar a restauração deste mesmo.


A máquina propriamente ,estava com a pintura deteriorada ,mas não apresentava grande dificuldade de restauração.


A pedido da proprietária pintei a peça inteira de preto acetinado .Para obter uma maior resistência e proteção apliquei três demãos de tinta automobilística .A mesma tinta com a qual pintei uma moto que postei a tempos atrás .


Ficou diferente e interessante e deu para esconder os muitos defeitos da madeira .


Algumas pessoas que viram o resultado acharam estranho uma máquina de costura totalmente preta .Eu gostei porque foi a quebra de uma tradição e a máquina ,na minha opinião não perdeu sua graça.


E aí está ela num canto da oficina ,pronta para decorar a nova residência da minha cliente.

7 comentários:

  1. A maquina ficou ótima, deve ter dado um trabalhão!!! bjss e boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo amauri!
    Que belo trabalho você fez nesta máquina maravilhosa!!!!Pelo o que vi você fez a gaveta central,pois a máquina estava sem a mesma.
    Parabéns!!!!!
    Estou sentindo a sua falta lá no sorteio!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  3. OI Amaury,

    Que linda que ficou e com uma tremenda cara nova, ousar realmente foi o que fez mais valer a pena , pois sair da tradição as vezes trazem mudanças fantásticas,adorei!

    Um gde abraço!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Menino, esta máquina ficou show... as madeiras da casa q estamos reformando estão exatamente nessas condições: cheias de excrementos de cupins e tantos túneis, q a madeira q sobra é fina como papel! Se fosse colocar massa nessa madeira, a casa seria de massa, não de madeira, rs...!

    Belíssimo trabalho, como sempre!!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amauri, que luxo!! Ficou chique demais(lembra que você postou sobre portas pintadas de preto?)
    A dona deve ter um estilo bem definido. Também gosto muito dessas peças com novas cores, sai do formal e surpreende. Seu trabalho ficou ótimo (sei como é tampar furos de cupim, é um sem fim de túneis que vão parecendo, como um filme de terror).
    Enviei e-mail para a Byo Cleaner sim, mas não obtive resposta. Espero que esteja tudo bem.
    Abraços e parabéns por mais um trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Olá Amaury, teria algum colega para indicar no Rio de Janeiro? Obrigada!
    Pode me passar seu email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. O único restaurador que conheço no Rio de Janeiro é o Osvaldo Ururahy.
      Entre em contato através do blog e deixe um comentário e seu e-mail ,para que ele entre em contato .Não tenho o e-mail do Osvaldo
      O endereço do blog é : marchetariaururahy.blogspot.com.br .
      Meu e-mali é : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .