Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Renovando um antigo dormitório.

Este dormitório deve ter perto de cem anos e está na mesma família desde sua compra,tendo servido a tres gerações .
Todas as peças ,com excessão dos pés da cama, estavam em ótimas condiçoes .
Só foi necessário lixar tudo e retirar completamente o verniz antigo ( que não foi fácil)e aplicar tres demãos de verniz Aquaris , a base de água.


Os criados mudos estavam um pouco manchados devido ao uso .


O verniz antigo era bem escuro como se usava na época .


Optamos por utilizar verniz mais claro e mais natural para dar destaque à beleza da madeira .Ficou mais fácil visualisar o trabalho de marchetaria.


Os dois criados mudos adquiriram um aspecto mais limpo .


Esqueci de fotografar esta cômoda antes do processo de retirada do verniz, mas de qualquer forma ela ficou muito bonita .


Estes são os pés da cama .Suas bordas saõ arredondadas e o estrado segue a mesma linha .


Na parte inferior desta curva havia uma parte rachada ,que foi devidamente restaurada.


Com o novo verniz mais claro nota-se a beleza natural da madeira .


Esta foto mostra bem os veios e manchas da madeira utilizada no móvel .


A cabeceira estava muito escura ,e com algumas rachaduras nas placas interiores .


A foto mostra a rachadura já com massa F12 aplicada .


Um dos cuidados tomados com estas peças foi a aplicação de um verniz mais acetinado ,para facilitar a visualização da madeira


A família que utiliza este dormitório ficou muito satisfeita com o resultado , o que nos trouxe a alegria de ter feito um bom trabalho.

11 comentários:

  1. Gosto muito do seu trabalho. Não há como não gostar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficaram lindos!!

    Amauri, você usou o tira tinta para retirar o verniz antigo ou foi na lixa mesmo? Os móveis parecem ter saído da loja, ficaram perfeitos!!


    Fatima - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima ,que bom que gostou do meu trabalho.
      Eu sempre uso o Tira Tinta ,pois esse produto facilita muito o meu trabalho.Eu ganho tempo com ele ,o que para mim é fundamental.

      Abraços

      Excluir
  3. Muito bom, como ficaram leve esses moveis, uma bela transformação. Seu trabalho sempre agrada .
    Boa semana !!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por responder minha dúvida.

    Um abraço.

    Fatima

    ResponderExcluir
  5. Belissimo trabalho..!!!

    Mais uma vez vc arrasou...ficaram um espetáculo, aliás tudo que vc po~e a mão fica impecável.....


    Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  6. Sorteio para os já seguidores últimos dias para se inscrever basta deixar seu comentário no post abaixo.Fica com Deus!http://baudabi.blogspot.com.br/2012/08/farei-um-sorteio-somente-para-seguidores.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amauri, tudo bem? Pois bem, embora as peças estivessem em bom estado, estavam sem vida e apagadas, tadinhas... Você deu a elas exatamente o que precisavam para voltarem à vida, e a mobília ficou incrível, eu simplesmente adorei!! Parabéns por mais uma linda restauração!!
    Abraços

    Cristina Gaia

    ResponderExcluir
  8. Grande trabalho. Parabéns. Os móveis ficaram novos e lindos. A madeira, os veios e a marchetaria ganharam realce com a aplicação do verniz mais claro. Recuperei um criado mudo antigo e a marchetaria apareceu, só que usei cera como acabamento.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amauri, qual verniz foi utilizada na ultima peça? Ficou lindooooo!!! Não ficou brilhoso, e parece que saiu da loja. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana.
      Usei verniz a base de água marca Aquaris ,da Sayerlack .Mas desisti de usar este produto pois ele demora muuuuuito para secar ,e eventualmente se transforma numa geléia ,estragando o trabalho.É um bom produto mas foi mal desenvolvido.Dá para se conseguir o mesmo efeito com o Poliulac acetinado, também da Sayerlack .É o que mais uso atualmente .Sempre diluído com 20% de água raz.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .