Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Restauração de caixa de relógio antigo

Este relógio é um Lenzkirch,feito na Floresta Negra (Alemanha),provavelmente na segunda metade do século 19 .É considerado o Rolls Royce dos relógios por sua beleza ,precisão e durabilidade .
Tem quase 150 anos e está funcionando perfeitamente .O relojoeiro que revisou sua máquina apenas fez limpeza e regulagem .Não havia nenhuma peça quebrada.

Sua caixa estava um pouco deteriorada ,pois ao longo de décadas de serviço deve ter caído ao chão .Havia marcas de tombo e vários pregos para prender as partes o que indica um concerto mal feito .Normalmente uma caixa desses relógios não tem pregos,suas partes são encaixadas de tal forma que ficam firmes através dos séculos


A madeira do fundo estava rachada , cheia de pregos e cola e foi substituída por outra .O difícil foi achar um pedaço de madeira antiga para fazer a troca


O verniz não era original e estava descascando e cheio de manchas .As peças que se vê em preto tinham sua pintura danificada e sem brilho


Após desmontar toda a caixa foi feito um cuidadoso lixamento em todas as partes, e a mesma foi remontada recebendo duas demãos de verniz ecológico Aquaris da Sayerlack.


O mostrador ,os ponteiros e o peso foram restaurados ,devolvendo ao relógio seu aspecto original.

E está pronto para mais uns cem anos de uso.

14 comentários:

  1. Dom Moleiro,

    Que peça maravilhosa! E que trabalho perfeito você realizou na restauração!
    Parabéns!b Adoro antiguidades!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei encontrar seu blog! Já estou seguindo!!!

    Mel

    ResponderExcluir
  3. Ola Amauri !!! Cheguei aqui através do blog decorar sustentável , gostei muito do seu trabalho, adorei o relógio e já estou seguindo , te convido pra conhecer meu trabalho também , espero que goste !!!

    ResponderExcluir
  4. olá Amauri!!O relógio ficou divino!!!Parabéns pelo seu rico trabalho!!!
    boa semana!!
    Silvana

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho de restauração, aliás, como todos os que faz. Fazia um tempo que não vinha por aqui para me inspirar.
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria do teu contato para realizar um serviço de restauração de uma caixa de relogio. Tentei mandar e-mail por aqui mas nao foi possivel. Meu contato: micbiz@gmail.com.br.
    Michelle

    ResponderExcluir
  7. Parabéns amigo, ficou perfeita a restauração como se tivesse saído da fabrica.
    Abraços, Wilson

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Wilson. Vindo de você é um elogio que me deixa muito feliz .

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos sou um simples funcionário público estadual apaixonado pela história em preto e branco, porque estou dizendo isso gostaria que me add no face Jaime Prado-Bauru para conhecer meu modesto trabalho de dois relógios que eu restaurei no Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru/SP, depois de permanecer parado durante 36 anos às 17:36, tudo documentado em foto e vídeo quando fotografei pela primeira vez no dia 23 de Março de 1976, o outro relógio parado durante 13 anos às 17:43 na torre da Paróquia Santa Terezinha em Bauru/SP, estou restaurando iniciei recentemente dia 27/ 04/ 2013, os dois da marca e modelo iguais Michelini fabricados na década 1940 , mais ou menos umas 1.200 peças espalhadas no Brasil Brasileiro e na América Latina, por favor confira no meu faceas fotos o Antes e o Depois. Jaime Prado

    ResponderExcluir
  10. fiquei emocionado de ver o meu relogio no seu blog

    ResponderExcluir
  11. fiquei feliz de ver o meu relogio celso guaruja

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha amigo eu já restaurei três relógio Michelini da década de 1940, 73 anos depois eles foram restaurados o mecanismo completamente , um deles permaneceu parado durante 36 anos ás 17:36.
    Jaime Prado- Buru/SP

    ResponderExcluir
  13. Amigo já restaurei relógios com 136 anos e idade modelo Alemão uma relíquia na história : Porque a História não tem don ela tem seguidores. Jaime Prado- Bauru/SP

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo fiquei muito emocionado ao ver seu trabalho de um verdadeiro artista sou um novato apaixonado por restauração.ganhei a pouco um relógio silco carrilhão de mesa vou tentar restaura-lo com todo cuidado me inspirando em você mestre.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .