Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Renovando maçanetas de bronze




Devolver a antiga aparência e o brilho para uma maçaneta de bronze ou latão é fácil mas trabalhoso.
Pegue um pouco de massa de polir carros ,uma escova de dentes velha ,e uma flanela limpa.
Passe a massa na peça e escove bastante , até que a sujeira comece a sair .Depois é só polir com a flanela.Pode-se aplicar uma demão de verniz automobilístico para preservar o polimento e manter a peça com o mesmo aspecto por muito tempo .
Se a sujeira não sair facilmente ,o melhor é usar uma pequena escova de aço que fará mais pressão sobre a superfície da peça retirando as impurezas .
Isso também pode ser feito com thinner ,ou algum produto para tirar tintas como o Stripitisi da Montana Química ,ou o Tira Tinta da Byo Cleanner.
Caso mesmo com estes produtos não seja possível recuperar o aspecto original a opção é pintar a maçaneta com uma mistura de tinta dourada e tinta preta (esmalte sintético ).
Misture uma pequena quantidade das duas tintas, o suficiente para duas demãos na peça a ser restaurada .
A mistura dessa tintas dará uma cor parecida com o bronze antigo .
Deve-se testar numa peça qualquer para ver qual a proporção ideal da mistura que atenda nossa necessidade .
Essa mistura de tintas presta-se também para dar uma aparência envelhecida a outras peças metálicas .

13 comentários:

  1. puxa para aprender a restaurar as coisas é só dar uma passeada por aqui que a gente encontra verdadeiras aulas,adorei a dica da maçaneta!um gde abraço!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando seu blog e suas dicas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Amo seu blog, além de uma fonte de inspiração e uma fonte de pesquisas. Obrigada por compartilhar além de seus trabalhos, o seu conhecimento.
    Um abraço katy

    ResponderExcluir
  4. Oi Amauri,vou dar algumas dicas para você,para polimento de latão ou bronze,eu costumo retirar a verniz velha com removedor de tintas ,depois usar Removedor de Ferrugem (semorim)passado com pincel de cerdas de nylon ou então ferver a peça numa solução de água com vinagre tinto (1 para 1).Depois para dar brilho cera automotiva nº2 com flanela ou escova de flanela,finalizando com um bom banho com água e detergente e secar ao sol,sem tocar nas peças ,só de luva para não oxidar,e depois um verniz em spray automotivo.Ate mais !!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo ,obrigado por suas dicas ,mas acho que seu método é mais trabalhoso e demorado que o meu.
    E gostaria de saber porque Semorin no bronze .Vocã sabia que bronze não enferruja ?
    A respeito dos pincéis, posso te garantir que qualquer pincel serve para aplicar estes produtos ,independente do tipo de cerda .

    ResponderExcluir
  6. Oi Amauri, meu castiçal caiu e quebrou. Tem como recuperar?
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana.
      Me manda fotos do castiçal para que eu possa avaliar o que pode ser feito.O endereço do e-mail está abaixo da janela de comentários .

      Excluir
  7. Qual é a massa de polir carro, existem muitas diferentes... Vc pode dizer a marca?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso sempre a Grand Prix ,fabricada por Ceras Johnson.

      Excluir
  8. Amauri, boa noite. Por favor, e para restaurar maçanetas de latão riscadas, como devo fazer? Grata,

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Iaraceles . Compre um litro de ácido nítrico ( à venda em lojas de tintas ,ou de materiais de construção ) ,e aplique com um pincel até retirar toda a sujeira ou oxidação que houver . A seguir lave com água para retira o ácido . A peça recuperará seu bruilho original .
    Os risco devem ser eliminados com lixa d'água nº 600 e depois com lixa d'água n° 1200 para deixar a superfície bem lisa . Faça um polimento com um pano seco e aplique duas demãos de verniz automotivo . Eu uso o Lazzudur nº 7502 da Sherwin Williams à base de poliester .Tem secagem rápida e vem pronto para uso, não necessitando de diluente nem de catalisador .
    Amauri

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, gostaria de saber se tem como eu recuperar maçanetas douradas que estão com manchas escuras, também sai tudo com a cera automotiva?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, gostei muito do blog. Tenho algumas peças de bronze e vou tentar, com a ajuda das suas dicas, recuperá-los.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .