Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Renovação de cadeira .

Esta antiga cadeira estava meio acabada.Escurecida pelo tempo e com muita folga nas junções da madeira .Teve de ser totalmente desmontada e foram aplicados calços na madeira para que ficasse firme .

Esta parte estava bem escurecida devido ao uso de cera ao longo de anos .Tive de dar um "banho" de thinner antes de lixar .


O apoio de costas foi invertido para acomodar melhor quem sentar nela .Ficou com outro aspecto depois de lixada.


Foram aplicadas duas demãos de verniz AQUARIS acetinado, a base de água .


Ficou mais clara e mais "limpa" .Agora vai para o tapeceiro colocar o assento.

10 comentários:


  1. Amauri,

    Me diga uma coisa... Qual foi a marca do Thinner que usou na cadeira?
    Você passou na peça inteira e depois lixou em seguida, seria isso? Quantas vezes passou o Thinner na peça?
    Tenho duas peças que pretendo fazer o mesmo.

    Grata desde já!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja tudo bem ?
      O Thinner que eu uso é da Audi ,mas qualquer um serve .Passei duas demãos para limpar totalmente a peça ,e depois que secou lixei .Mas tem de passar um pano ou uma esponja bem encharcado com o Thinner pois ele tira toda a gordura acumulada durante os anos de uso da peça

      Excluir
    2. Oi Amauri, tudo bem e você?

      Valeu a dica, amigo!

      Abraços

      Excluir
  2. Gosto tanto de movéis antigos, essa cadeira está ficando linda, parabéns. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá... Vir aqui é como assistir uma aula. Seu blog, para mim, é uma escola. Quanto bem faz! que Deus abençoe a sua vida e que continue com esse coração bom, sempre pronto a compartilhar saberes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa ADOREIIIIIIII, a cadeira ficou muito bonita e a ideia de trocar o as costas de lado realmente foi inesperado, gostei!
    Um gde abraço!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Amauri!
    Que linda que ficou a cadeira!!!Você é um mestre mesmo!!!Obrigada por compartilhar estas maravilhosas aulas de restauração!!!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  6. Amauri, que cadeira linda. Nem parece a mesma. Dá um jeitinho de mostrar para gente depois do estofamento, com certeza vai ficar muito chique.
    Abraço
    * Indiquei uma cliente para você, ela deixou recado em meu blog,acho que é de nome Sara.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sr. Amauri, por meio de outro Blog cheguei ao seu Blog e fiquei completamente encantada com seu trabalho. Parabéns! Este é um assunto que me encanta desde jovem, mas nunca fui procurar observar. Gostei muito de suas explicações aos seus seguidores e agora pretendo ir em frente, fazendo algo pelo meu sonho como "hobby". Agradecida. Um forte abraço. Até mais.
    soniassciarretta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Can you tell us more about this? I'd want to find out some additional information.

    Visit my homepage - best baby girl Names ever

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .