Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Acabamento bem liso em madeira




Um leitor perguntou como fazer para deixar a madeira de uma mesa bem lisa após envernizar.
Disse que lixou bem e diluiu mais o verniz na terceira demão ,mas não conseguiu deixá-lo como estava originalmente .
O truque é simples ,mas vou explicar como faço todo o processo :
Começo inicialmente com lixa nº 60 para retirar todo o verniz ou tinta antigo .
Essa lixa deixa a superfície um pouco áspera.Então passo lixa nº320(sêca) da marca Norton, canadense .
Aplico a seguir o verniz ou a tinta,com pistola ou pincel e rolinho,com diluição de 20% em água rás .
Após a secagem ,passo novamente a lixa 320 com suavidade para tirar o excesso de produto acumulado na superfície .Aplico a segunda demão ,e após secar ,repito o processo com uma lixa nº 1.200 da mesma marca .Isso deixa a superfície da madeira bastante lisa .
Aplico então a terceira demão do produto (diluído a 30%).
Estando seco, uso uma lixa d'água nº 2000,usada para polir automóveis .
Porém passo a lixa a seco ,sem umedecê-la como se faz em pintura automobilística .
Com essa lixa ,todo e qualquer resíduo acumulado na superfície da madeira é eliminado e a mesma fica super lisa,quase como se fosse vidro .
Após usar a lixa 2000 passo uma flanela limpa e pronto ,tá feito o serviço.

26 comentários:

  1. OLÁ DOM!!!ESTA MESA FICOU LINDA!!!MUITO BOA A DICA DO VERNIZ,POIS ESTES DIAS TENHO ENVERNIZADO MUITAS PEÇAS E TAMBÉM USO ÁGUA RAZ COMO DILUENTE!!
    ABRAÇO!
    SILVANA

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! vim agradecer a dica, estamos com 06 cadeiras para envernizar. Um dia abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  3. DICA SUPER PRECIOSA, EU PINTEI UM MÓVEL E NÃO FICOU LISINHO NAO,MAS ACHO QUE AGORA NÃO TEM MAIS JEITO,PORQUE Jà APLIQUEI O ACABAMENTO, QUE PENA ,FICA A DICA PARA APROXIMA VEZ.

    ResponderExcluir
  4. Amauri, anotei aqui, sou usuária de cera, mas não dura quase nada quando a superfície é usada constantemente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gostaria de perguntar se depois que eu passar a lixa d'água nº 2000 o verniz não ficará opaco e terei que passar uma outra demão.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu informei na postagem, que aplico a lixa 2000 e depois passo uma flanela .Isso porque a lixa 2000 é muito fina ,e utilizada para polir automóveis .Não é feita para desgaste, mas para polimento.
      Não é necessário aplicar mais nada depois de lixar com ela.

      Excluir
  6. Parabéns pelo blog, amigo! Sensacional!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Excelente blog. Tenho uma dúvida: essa proporção de mistura, quando vc diz diluído a 30% quer dizer que é 30% de água raz ou de verniz? Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, amigo! Sensacional!

    ResponderExcluir
  9. Olá e parabéns pelo blog. Tenho uma mesa rústica que recebeu cera. Ocorre que com o tempo e apesar de encerá-la, ela esta manchada. Penso que envernizá-la seja uma opção, mas não a quero super brilhante, gostaria de mantê-la com a aparencia rústica. O que vc acha? Verniz é uma boa opção? Qual verniz?? Obrigada. Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa .
      Você pode aplicar verniz acetinado que fica como a cera ,mas protege muito mais e por muitos anos . Eu uso o Poliulac da Sayerlack , sempre diluído com 20% de água ráz , para facilitar a aplicação,e a secagem ser mais rápida . Aplique duas demãos com "boneca" de pano ,pistola , ou pincel e rolinho .Mas você tem de retirar toda a cera velha e deixar na madeira pura antes de envernizar . Limpe bem a peça com água ráz para retirar a cera ,e depois lixe com uma lixa nº 320 ou 400 ( sêca ).Se precisar de mais informações, entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  10. Respostas
    1. Uso sempre o Poliulac da Sayerlack . Brilhante ou acetinado ,dependendo da necessidade.

      Excluir
  11. Uma duvida. A lixa 2000 d'água. E passada a seco? Pois em nos carros e passada com agua. Inclusive com um pouco de detergente.e a lixa 1.200 e d'água? E é passada a seco ou com água? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Oi Jancei.
    Simm , a lixa 2000 é passada seco . Não convém molhar madeiras pois podem estragar . O efeito é que interessa , não o processo clássico. A lixa 1200 também é de água , e também utilizo seca .

    ResponderExcluir
  13. Uma dúvida eu tenho uma mesa de madeira que está com o tampo manchada você acha que tenho que lixar todo o móvel (pés, cadeiras) ou somente o tampo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais fácil lixar só o tampo e aplicar o verniz .Se ficar mais claro que o resto , misture um pouco de tingidor no verniz ,mas teste antes em outra madeira para acertar o tom.

      Excluir
  14. aonde encontrar agua raz ? estou em feira de santana ba. quero deixar nova uma radiola antiga que sugere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra água ráz em qualquer loja que venda materiais de construção ou tintas .
      Lixe a radiola ,retirando o verniz antigo e aplique duas demãos de verniz diluído em 20% de água ráz.
      Use boneca de pano ,ou pincel e rolinho de espuma .

      Excluir
  15. Boa noite! Essa técnica deixa a madeira impermeével?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim .Com três demãos de verniz a madeira fica completamente impermeável.

      Excluir
  16. Muito obrigada pelo passo a passo. Vou aplica-lo em umas peças que estou fazendo.

    ResponderExcluir
  17. Te parabenizo pela sua disponibilidade e presteza em transmitir o seu conhecimento e experiência com aqueles que tem fome de conhecimento, prometo me aproveitar da sua boa vontade, obrigado mais uma vz, Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  18. Olá Dom. Muito bacana sua dica. Como aqui na minha cidade, não encontrei as lixas a seco da Norton, só as lixas lixas d'agua, comprei as de agua mesmo.Lixei com água, e fui secando imediatamente com pano e rodinho. Como dei 2 demãos com verniz puro, demorou muito para secar. Mas secou e lixei, com uma 320 de agua e em seguida a 600. Ficou bem lisinha. Agora comprei um rolo da Atlas próprio pra verniz. A mesa está muito lisinha.Agora vou passar a 3 mão com verniz diluído em água raz. Estou pensando em aplicar com o rolo, provavelmente vai lirar a lisura que está agora, mas em compensação fica mais uma camada de proteção. Então, depois dessa 3 mão com rolinho, vou esperar secar bem, e dar uma lixada com lixa dagua com água 1200, acredito que vai tirar o brilho. Aí em seguida passo a 2000, que você indicou. E para devolver o brilho estou pensando em fazer uma boneca e passar uma camada de verniz diluida para devolver o brilho. Você disse que passou a 2000 a seco, não tirou o brilho?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .