Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Mesa de fazenda


Esta mesa veio de uma fazenda do interior de São Paulo, e pertenceu à avó de minha cliente .

Tem quase um século de existência ,e foi bastante usada nesse longo período

É feita de uma madeira forte e pesada ,mas estava bastante riscada e manchada

Esta mancha preta foi uma das maiores e mais difíceis de tirar,mas saiu sem deixar vestígios


Aqui dá para ver o tampo sem a mancha de tinta,após ser lixado e envernizado.

Melhorou bastante o aspecto da peça .Foi limpa com lixa nº 60 para retirar as manchas e riscos.Depois foi passada lixa nº 360 ,para deixar a superfície bem lisa e preparada para o verniz.

Utilizei verniz acetinado Aquaris da Sayerlack ,a base de água .É ecológico, polui menos e seca mais rápido ,além de ser fácil de trabalhar .Após a secagem do verniz foi passada uma lixa d'agua nº 2000


Esta mesa agora ficará na área da churrasqueira ,na residência de minha cliente.Ela tem oito cadeiras que também foram restauradas

7 comentários:

  1. Sem dúvida um belo trabalho! Uma mesa espetacular!
    Um feliz 2013 pra vc e sua família!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  2. OLÁ DOM!!!VIM RETRIBUIR E TAMBÉM TE DESEJAR UM ANO NOVO DE MUUUITA SAÚDE,PAZ,LUZ E REALIZAÇÕES,QUE VENHA 2013 COM MUITO SUCESSO E SE DEUS QUISER QUE O ANO VINDOURO SEJA MELHOR A TODOS NÓS!!!
    É O QUE TE DESEJO DE CORAÇÃO!!!
    UM GRANDE ABRAÇO!!!
    SILVANA

    ResponderExcluir
  3. Olá Amauri!

    Belo trabalho, quisera eu herdar uma mesa dessas.
    Feliz 2013 para você, te desejo muitos trabalhos como esse.

    Zulmira.

    ResponderExcluir
  4. Ficou tão linda e as cadeiras do outro post também , que você tenha um ano novo maravilhoso e cheio de trabalhos lindos como os que tem feito. Bjs e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a restauração ficou ótima, o tampo parece perfeito.
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ficou ótima a mesa,tenho uma de madeira de demolição gostaria de saber como trata-la ela fica no quintal aberto,me disseram que não posso passar verniz nesse tipo de madeira ,gostaria de saber o que faço:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luziandra .
      Primeiramente devo dizer que quem te deu esta informação sobre não poder passar verniz não tem noção do que etava falando .Mas de certa forma este pensamento está correto ,pois o verniz não suportará sol e chuva durante muito tempo .
      O produto ideal para essa mesa chama-se Osmocolor ,da Montana Química .É um produto específico para proteger madeiras em ambientes externos ,e que tem alta durabilidade .
      Compre o Osmocolor Deck ,que é o mais resistente da linha por ser produzido para decks de piscina ,onde a ação da água e do sol destroem qualquer produto.Você terá de lixar a peça e depois aplicar duas demãos do produto ,aguardando ao menos 12 horas entre cada demão .
      Se precisar de mais informações ,entre em contato através do e-mail indicado na barra lateral do blog .

      Amauri

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .