Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Renovação de uma antiga cômoda

Esta comoda deve ter quase noventa anos.Pertenceu à avó de sua atual proprietária .
Para esta cliente já restaurei uma máquina de costura Singer que também foi de sua avó .
A comoda tem uma estrutura muito resistente e pesa um bocado .Mas graças à qualidade da madeira empregue em sua fabricação resistiu ao uso de anos e anos.Estava bastante desgastada,mas bastou lixar, restaurar algumas partes,e aplicar umas demãos de verniz que ela readquiriu seu antigo charme .

Este detalhe estava sujo e feio ,foi necessário aplicar um produto chamado Tira Tinta, sobre o qual já comentei aqui no blog .
A peça ficou limpa e foi fácil de envernizar .


As fechaduras estavam emperradas por falta de uso e acúmulo de poeira .Havia sinais da antiga presença de cupins em algumas parte do móvel .Foi aplicado um produto para matar cupins afim de garantir que não haverá mais problemas .


As gavetas estavam com suas frentes bastante "machucadas " mas não foi necessário fazer enxertos na madeira .Porém os trilhos estavam muito gastos e foram restaurados completamente ,utilizando madeira semelhante à original só que alguns anos mais nova .Certamente essas gavetas poderão ser utilizadas por mais algumas décadas.


Os pés estavam muito feios ,mas inteiros .


Depois de alguns dias de limpa , lixa ,lixa ,limpa ,conserta aqui , conserta alí ,o resultado foi esse :


O aspecto geral melhorou muito ,o móvel parece ter ficado mais limpo.Os detalhes avermelhados são originalmente feitos com a madeira tingida .Essas partes foram tingidas novamente para preservar a originalidade do móvel .


As fechaduras estão funcionando.Uma delas teve de ser trocada pois não tinha conserto.


As gavetas agora funcionam e estão sem folgas ,correndo normalmente pelos trilhos refeitos .


Os pés estão como devem estar ,limpos e bonitos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caldeirão de ferro

Uma leitora do blog quis informações sobre como conservar um caldeirão de ferro que está começando a enferrujar .
E bem simples .Basta pegar uma lixa para ferro n° 180 e lixar toda a peça ,retirando toda a ferrugem existente .Mas deve-se tomar cuidado para não lixar em excesso fazendo com que o metal fique brilhando .Caldeirões de ferro são tradicionalmente escuros ,pretos ou amarronzados.Após lixar é só passar duas demãos de verniz fosco e pronto .Caso você lixe em demasia e apareçam partes do metal brilhando , o jeito é dar uma demão de tinta preta ,e por cima uma ou duas demãos de verniz fosco .Lembre-se que caldeirões de ferro nunca brilham .Só isso.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Envelhecimento rápido


Uma leitora perguntou como envelhecer um móvel pintado ou envernizado de forma rápida e sem muito trabalho.
É relativamente fácil.Basta lixar a superficie da madeira desgastando um pouco a pintura ou verniz ,e escurecer com um banho de tinta diluída .Você vai precisar de lixa n° 100,água ráz ,esmalte sintético preto fosco e um pano velho de algodão
Tem gente que faz isso com betume .Eu não gosto de trabalhar com esse material ,pois faz muita sujeira .
A minha "receita" é a seguinte : Pego um pouco de esmalte sintético preto fosco e diluo em água ráz.Mas faço uma diluição que deixe a tinta como se fosse um chá bem ralo .Após lixar pego um pano embebo neste "cha de tinta preta " e esfrego no móvel .
Se ficar como quero ,passo verniz por cima. Mas se não der certo passo outra demão até atingir o escurecimento que desejo .Quando chega no ponto que desejo ,passo uma demão de verniz , fosco ou acetinado para dar acabamento e proteger a tinta ,que por ter sido muito diluida fica bastante frágil ,necessitando dessa camada de verniz .
É só isso .Agora é curtir o móvel envelhecido .Dá para fazer esse trabalho em um único dia ,dependendo obviamente do tamanho do móvel .

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Perguntas em comentários

Muitos leitores e leitoras deste blog utilizam a seção de comentários para solicitar informações sobre algo que necessitam ,mas não deixam endereço para resposta .
Quero pedir a todos que visitam este blog ,que enviem um e-mail com sua dúvida ,e responderei com toda a presteza ,pois sem saber detalhes não posso dar informações e nem fazer uma postagem com as explicações .Obrigado.