Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Para Elba


A Elba ,leitora do blog, solicitou informações para retirar verniz de alguns móveis antigos e escuros que herdou .E quer saber também que produtos usar para isso.
A dica é a seguinte :
Elba ,você me perguntou sobre o Tira Tinta ,sobre o qual fiz uma postagem .Ele funciona muito bem na retirada de tintas e vernizes antigos.Pode usá-lo com tranquilidade,e sem ter de usar luvas e máscara .Aplique o produto conforme as instruções da lata, e depois de retirá-lo ,passe uma lixa n° 320 "sêca", para deixar a superfície bem lisa .Mas não encere ,pois a cera é frágil e mancha com facilidade .O melhor é aplicar o verniz acetinado ,que protege e dá brilho suave,quase fosco .Eu utilizo o AQUARIS da Sayerlack,que é solúvel em água.Além de ser ecológico tem a vantagem de não fazer muita sujeira ,pois se cair no chaõ ou em outro lugar ,é só passar um pano embebido em água que ele sai facilmente .Você deve diluir com 10% de água e aplicar duas ou tres demãos .E quando chegar a hora da limpeza ,é só passar um pano úmido que o móvel ficará bonito .
É isso .

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Máquina de costura deteriorada.

Esta máquina estava com o gabinete em péssimo estado ,pois foi abandonada durante anos .

Sua proprietária a recebeu de presente do jeito que mostram as fotos ,mas acreditou que seria possível restaura-la e me encarregou disso .

O que não estava quebrado estava solto .O que não estava solto estava avariado de alguma forma .As partes superiores (tampo e mesa) não puderam ser restauradas por estarem excessivamente estragadas.Foi preciso comprar um gabinete antigo e semelhante para aproveitar algumas partes .Isso é mais difícil do que a restauração ,pois os gabinetes são raros de se encontrar, ainda mais em bom estado .

Os gaveteiros estavam deploráveis mas com a estrutura quase inteira .Só foi necessário adaptar uma peça de outro gaveteiro.Porém ficaram sem a fechadura . Essa parte trabalhada em relevo ,em volta do puxador não existe mais para vender .Levei alguns dias procurando ,e acabei optando por deixar todas as gavetas sem enfeite pois só restou um inteiro .Este será guardado ,e quando conseguir encontrar os outros que faltam eles serão adicionados às gavetas.

A gaveta central estava desmontada ,bastou um pouco de cola para deixa-la em ordem.

A máquina em si também estava com a pintura bastante estragada ,mas com um pouco de limpeza e duas demãos de verniz ficou com um aspecto melhor

Ficou desse jeito depois de polida e envernizada.

Depois de montada ficou com uma nova imagem .

O gaveteiro não ficou perfeito ,mas melhorou bastante .


No corpo da máquina o estrago do tempo foi disfarçado após a limpeza e polimento.


Este foi um dos trabalhos mais difíceis que fiz numa máquina de costura ,mas o resultado me agradou pois consegui "reviver" a peça .
Algumas pessoas me perguntam porque posto tantas fotos de máquinas de costura .Primeiramente ,porque gosto de restaurar essas peças e tenho uma pequena coleção .E também porque é o tipo de peça antiga que mais tem "histórias para contar ".Todas essas máquinas tem um significado carinhoso na vida de seus donos .Lembranças de infância , de avós que costuravam suas roupas ,e outras coisa mais .