Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como retirar tinta velha de portas


Minha amiga Cacau ,solicitou informações para tirar tinta antiga de algumas portas do seu sítio, que estão desgastadas pelo tempo.
Aí vai :
Você tem dois caminhos basicamente. Ou raspa com lixa e raspador , ou passa um produto para retirar a tinta sem muita mão de obra .
No segundo caso ,eu utilizo um produto no qual já falei no blog, o TIRA TINTA da empresa Byo Cleanner.
É um gel transparente que age profundamente na tinta velha soltando-a completamente da madeira .Tem a vantagem de ser ecológico e não irritar a pele ,podendo ser usado sem utilização de luvas e óculos de segurança .
Basta aplicar o produto na porta sem retirá-la do local ,com um pincel , cobrindo toda a superfície .Se puder retirar a porta fica mais fácil de trabalhar .
Aguarde uns quinze ou vinte minutos até fazer bolhas na tinta e raspe com uma espátula .
Se não sair tudo , repita a operação novamente .
Descobri esta semana uma outra maneira de utilizar o produto .Estava aplicando o TIRA TINTA num gabinete de máquina de costura muito deteriorado ,e percebi que com a espátula iria destruir completamente a madeira que além de antiga estava atacada por cupins ,e portanto extremamente frágil .
Ao invés de raspar, peguei um pano úmido e esfreguei sobre o produto aplicado .
Saiu quase tudo da primeira vez e o pano ficou emplastrado pela mistura do produto com a tinta velha .Lavei o pano e passei novamente conseguindo retirar totalmente a tinta , deixando o gabinete na madeira pura .Aí foi só passar um pano embebido em água raz para limpar bem e aplicar verniz .
O bom disso é que consegui limpar todo o gabinete em menos de três horas, e quando raspo ou lixo chego a levar até cinco horas .E não fiz sujeira na oficina o que facilita mais meu trabalho .O pano depois de lavado novamente voltará a ser utilizado em outro trabalho.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Como eu limpo espelhos


Muita gente me pergunta o que faço para limpar espelhos ,e quais produtos utilizo.
Existem inúmeros produtos no mercado para a limpeza de espelhos .
Existem também diversas receitas caseiras para a mesma finalidade .
Tem gente que passa sabão ,outros passam vinagre ,alguns preferem detergente .
Já ouvi dizer de uma pessoa que limpava seu espelho com gasolina e passava uma folha de jornal seca .
Aprendi com um amigo que é vidraceiro , e portanto alguém que lida diariamente com a necessidade de limpar vidros e espelhos ,uma coisa extremamente simples .
É só utilizar uma esponja de aço(tipo Bom Bril ) e esfregá-la em toda a superfície do espelho.A esponja deve estar seca , sem adição de nenhum produto de limpeza
Toda a sujeira que está no vidro ou espelho sai imediatamente .Basta esfregar sem muita pressão em todo a superfície e depois passar um pano seco para tirar o pó que resulta desse trabalho.
É simples e fácil .
Experimente e você verá como seu espelho ficará limpo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Polindo telefones .


Um leitor me perguntou o que fazer para polir seus telefones antigos que estão ficando opacos com o correr do tempo .
Não sei se existe algum produto específico que permita dar um bom polimento em peças antigas de plástico ou baquelite .
Já fiz isso algumas vezes utilizando apenas e simplesmente a velha e boa massa de polir automóveis .
A massa de polir serve até para polir madeira ,quanto mais plástico .
Mas , se o plástico estiver quebrado ou riscado deve-se lixar utilizando lixa d'água n°1200 ou n°2000 ,que são utilizadas no polimento de automóveis e servem para deixar as superfícies bastante lisas .
Deve-se antes de aplicar a massa ,fazer uma limpeza na peça ,com pano umedecido com água ráz ou álcool.Aplicar a massa ,polir com pano seco e aplicar cera automobilística para dar o brilho final .
A peça fica uma beleza .

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pintando uma televisão antiga


Um leitor do blog perguntou como fazer para pintar uma televisão antiga ,que estava com sua pintura original bastante desgastada pelo tempo e pelo uso.
Bem ,isso não é minha especialidade ,mas posso dar uma dica que deve funcionar .
Existem no mercado tintas específicas para plásticos ,usadas principalmente para a restauração de parachoques de automóveis .Podem ser encontradas em lojas especializadas em tintas .Devem ser aplicadas com pistola e compressor ,pois de outra forma o acabamento não ficará bom .
Mas para pintar apenas uma televisão não é necessário comprar uma lata de tinta da qual será usada uma pequena parte .
A solução é fazer o seguinte :
Comprar uma lata de "primer" para plástico em spray da Colorgin e uma lata de tinta spray na cor desejada .
É necessário limpar bem a televisão com água ráz ou removedor para retirar toda a sujeira e gordura acumuladas ,e depois passar uma lixa bem fina para retirar a tinta original .Recomendo uma lixa d'água n°600 e depois uma n°1200,que fará a superfície ficar bem lisa . Pode passar a seco que fará efeito ,mas o ideal é molhá-la um pouco o que aumenta sua eficiência.Cuidado para não molhar o interior da televisão.
Após lixar é importante limpar com um pano umedecido em água para retirar qualquer resíduo do pó da tinta original e depois passar um pano seco .
A seguir é só dar uma demão de "primer" (não esquecendo de proteger as partes que não necessitam ser pintadas),e umas duas demãos da tinta na cor escolhida .
Espere secar por umas duas ou tres horas e pode ligar a televisaõ renovada.
É simples ,fácil ,e barato .

terça-feira, 6 de março de 2012

Renovando uma cadeira de jardim

Esta cadeira de jardim já tomou muito sol e muita chuva e sua tinta se estragou. Estava na hora de uma renovação ,que foi feita com todo o capricho.Esta foto é do momento em que comecei a lixar para tirar a tinta antiga .Ela estava feia como a parede do fundo .


Depois de lixada , foi passada uma demão de "primer" automobilístico para proteger o metal e três demãos de esmalte sintético brilhante.O apoio de braço foi lixado e envernizado .


Ficou com outro aspecto ,mais limpa e mais bonita .E vai durar mais alguns anos .

domingo, 4 de março de 2012

Pintando portas


Um cliente me ligou pedindo instruções para pintar uma porta de seu banheiro que teve de ser substituida .
E simples e fácil fazer isso ,afinal é uma porta lisa e nova conforme ele me informou ,mas não é uma moleza como parece .
Em primeiro lugar ,é necessário lixar bem a porta para deixar a madeira bem lisa .
Para isso eu uso a lixadeira orbital com uma lixa n° 100 .Isto pode ser feio sem lixadeira ,apenas com as mãos ,mas demora um pouco mais .Depois limpo bem o pó de madeira que ficou e passo uma demão de seladora diluída a cincoenta por cento em thinner específico para seladora .Isso fará com que se use uma menor quantidade de tinta e deixará a madeira mais impermeabilizada .
A seguir passo a tinta com um pincel largo e vou passando depois o rolinho de espuma seco , sem tinta alguma ,para dar um acabamento melhor.Se você passar só o pincel ,este deixará as marcas das pinceladas .Se passar o rolinho embebido em tinta aparecerão eventualmente algumas bolinhas de tinta e um acabamento bem característico de pintura com rolinho.Quando o rolinho estiver encharcado ,seque-o passando num jornal até tirar bastante a tinta acumulada
Utilizando os dois como faço,não haverá marcas de pincel nem bolinhas ,mas um acabamento mais caprichado .
Mas esse processo tem de ser feito em toda a porta no sentido das fibras da madeira ,e sem intervalos .Ou seja passo o pincel de cima abaixo e venho acertando com o rolinho em faixas paralelas até pintar toda a porta.Quando a tinta estiver aplicada em toda a superfície passo o rolinho outra vez para homogeneizar o acabamento.
Uso sempre esmalte sintético diluido a vinte por cento em água ráz .
Obviamente fica mais fácil fazer isso com pistola e compressor ,mas nem todas as pessoas tem este equipamento em suas casas, e , este processo gera uma nuvem de gotículas de tinta que vai se impregnar no resto do cômodo onde está sendo feita a pintura .
Se você não tiver experienccia no uso da seladora pode aplicar a tinta direto na madeira que vai ficar bom do mesmo jeito ,só que aumentará o volume de tinta a ser usado .
Caso tenha alguém em casa com problemas respiratórios ,existe no mercado tintas solúveis em água ,que tem cheiro bem fraco e saõ fáceis de limpar .Se cairem gotas no chão é só passar um pano úmido que sai tudo.
Mas lembre-se de sempre passar no mínimo duas demãos de tinta .

quinta-feira, 1 de março de 2012

Tingindo o verniz


Um leitor quer saber como envernizar um móvel de pinho ,mas tornando-o mais escuro.
É simples : Depois de lixar e limpar a superfície da madeira ,separe um pouco de verniz suficiente para duas demãos ,e misture um tingidor de verniz .
Eu utilizo o TINGILACK da Sayerlack ,que é muito bom e rende bastante .Existem outros ,mas prefiro trabalhar com esse que já conheço.
Separe o verniz em uma vasilha ou vidro e adicione o tingidor aos poucos .Para acertar o tom desejado aplique num pedaço de madeira à parte para testar,ou numa parte do móvel .Leia atentamente as instruções do rótulo e não terá problemas .
Se não estiver bom, adicione mais tingidor e teste novamente .Repita a operação até conseguir o tom que está querendo.Dilua esta porçaõ de verniz com aproximadamente uns vinte por cento de água ráz ,Eu recomendo a Água Ràz Ecológica da Byo Cleaner .Eu conheci esse produto recentemente .Por ser ecológico não agride o ambiente nem a pele das mãos ,e na diluição dá a impressão de deixar a tinta mais "macia " .Fica mais fácil de pintar do que com as outras marcas de água ráz .
Passe duas demãos do verniz tingido e seu móvel estará pronto .
Se ao passar a mão sobre a superfície sentir algumas impurezas,como se fossem pedrinhas minúsculas, compre uma lixa d'água n° 2000 ,(utilizada para polimento de automóveis ) e passe devagar .As impurezas saem sem que o brilho do verniz seja riscado
É isso