Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 24 de junho de 2012

Cera X verniz


Um leitor do blog me perguntou se poderia passar cera numa mesa que ficará na varanda .
Obviamente esta mesa sofrerá ação das chuvas e do sol.
Então ,o melhor mesmo é enverniza-la para sua melhor proteção.
A cera ,por melhor que seja ,é destinada a móveis do interior da casa que não estejam sujeitos às intempéries.A cera é fraca e se dissolve com o calor ,e mancha com a umidade.O ideal é usar cera em peças que não serão muito manuseadas pois o brilho que ela dá é bonito embora perecível.
O verniz a ser utilizado em móveis de uso externo deve ser brilhante ,para durar mais .
Eu prefiro móveis foscos ,mas as tintas e vernizes foscos são mais frágeis e se deterioram com mais rapidez quando atacados por umidade,abrasão ou calor excessivo .
Já o verniz e a tinta brilhantes tem uma capacidade maior de resistência.Não me perguntem porque ,pois desconheço o motivo .
Existe uma segunda opçao para proteger peças externas :é o esmalte sintético transparente ,produto que não se encontra com facilidade ,mas que tem uma resistência muito grande às intempéries e a abrasão .
A Montana Química tem um produto chamado OSMOCOLOR que é específico para exterior, tendo resistência e durabilidade muito altas também.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Buffet antigo

Este pequeno buffet é bem antigo .Presumo que tenha uns oitenta e poucos anos .Seu proprietário é um jovem de quase trinta anos ,mas que sabe dar valor às coisa boas e de qualidade .Viu a peça numa loja de móveis usados e logo percebeu que com uma boa restauração ficaria muito bem em sua sala .Comprou-a e me trouxe para dar-lhe uma renovada.
O verniz antigo estava muito firme e coberto de gordura e poeira .Antes de lixar foi aplicada uma demão de TIRA TINTA da Byo Cleanner para facilitar o trabalho de limpeza



A peça estava bastante desgastada,mas com a estrutura inteira .Este puxador precisou apenas de ser lixado e pintado de preto manchado com ouro velho para ficar com aspecto melhor .


Os pés ,como é normal ,estavam mais "castigados" pelo uso ,necessitando de maiores cuidados pois algumas partes estavam soltas e outras meio quebradas .Além disso estava faltando uma das dobradiças como dá para observar na foto.


O puxador e o protetor da fechadura ficaram melhores depois da pintura ,mas continuaram com aparencia de antigos .Foram colocadas fechaduras novas nas portas ,mas de estilo antigo.


Os pés ficaram bem melhores depois da restauração.


Este é o enfeite central do tampo da peça depois de restaurado .


Como o cliente não queria brilho ,foram aplicadas duas demãos de verniz acetinado AQUARIS da Sayerlack .Este produto é solúvel em água ,e além de ser ecológico ,seca bem depressa e não faz sujeira .


E a peça ficou com um aspecto melhor do que tinha anteriormente .

sábado, 9 de junho de 2012

Restauração de uma máquina de costura SAXONIA

Esta máquina tem uma longa existência , aproximadamente cem anos .Pertenceu a um alfaiate ,avô de seu atual proprietário.Fez muitas roupas e ajudou a criar uma grande família .
Estava bastante desgastada ,mas funcionando bem , como costuma acontecer com essas pequenas maravilhas mecânicas .
A pintura estava bastante estragada ,inclusive com um buraco bem no meio da base como se pode ver nesta foto.



Sua marca, SAXONIA ,é pouco conhecida no Brasil .Confesso que esta é a primeira que restauro.Foi fabricada na Alemanha durante muitos anos .Ela foi lixada,e pintada toda de preto ,mas sem seus adesivos originais que não foram encontrados para reposição


As partes cromadas foram limpas e polidas ,mas optou-se por não renovar a cromação para manter as características de uma peça antiga .


O gabinete também recebeu cuidados ,não necessitando de muita restauração .Foi totalmente lixado e recebeu duas demãos de verniz brilhante .A máquina ficou com uma aparencia melhor mas mantendo a imagem de antiga .


A manivela estava absolutamente original,sem faltar nenhum pedaço O único trabalho foi limpar e polir .


O buraco que existia na base foi preenchido com massa plástica e desapareceu debaixo da pintura .O emblema da marca foi limpo e polido,ficando como novo.O proprietário e sua esposa ficaram satisfeitos com o "novo" visual da máquina .