Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 29 de julho de 2012

Máquina preta

Esta máquina chegou em minhas mãos num estado deplorável .Pintada de preto e vermelho, com as cores desbotadas e cheia de cupins .
O gabinete estava quase desmontando ,e faltava a gaveta central e outras pequenas partes .Foi deixada ao relento ,pegou umidade ,sol e desprezo.
Era da avó da minha cliente e havia uma disputa pela máquina ,mas ninguém queria pagar por uma restauração até que ela se dispos a fazê-lo e ficar com a peça



Os pés estavam com a pintura vermelha apagada ,descascando, e com um pouco de ferrugem .


O gabinete só tinha buracos e excrementos de cupim. Foi muito trabalhoso tampar todos os buracos porque eram muitos e havia infinitos túneis de cupins por toda sua extensão .Quase desisti do trabalho ,procurei um gabinete usado para comprar ,mas é raro encontrar um que esteja em bom estado ,e resolvi então encarar a restauração deste mesmo.


A máquina propriamente ,estava com a pintura deteriorada ,mas não apresentava grande dificuldade de restauração.


A pedido da proprietária pintei a peça inteira de preto acetinado .Para obter uma maior resistência e proteção apliquei três demãos de tinta automobilística .A mesma tinta com a qual pintei uma moto que postei a tempos atrás .


Ficou diferente e interessante e deu para esconder os muitos defeitos da madeira .


Algumas pessoas que viram o resultado acharam estranho uma máquina de costura totalmente preta .Eu gostei porque foi a quebra de uma tradição e a máquina ,na minha opinião não perdeu sua graça.


E aí está ela num canto da oficina ,pronta para decorar a nova residência da minha cliente.

domingo, 15 de julho de 2012

Renovação de um antigo relógio

Este antigo relogio ANSONIA está na mesma família desde o começo do século passado . Não estava funcionando a algum tempo,pois sua mola quebrou-se devido a muito uso .

Ao longo desse tempo teve sua caixa envernizada algumas vezes ,o que deixou a madeira bastante escura ,pois foram aplicadas camadas de verniz umas sobre as outras


Para limpar a caixa apliquei Tira Tinta da Bio Cleanner por duas vezes e esfreguei com uma escovinha de aço até retirar quase todo o resíduo do verniz.


Dá para ver como fica a escova ,cheia de residuo sujo.Mas depois que passei outra escova embebida em água a peça ficou limpa .Foi só lixar um pouco e aplicar nova camada de verniz .Utilizei o verniz AQUARIS da Sayerlack em duas demãos .Este verniz além de ser ecológico tem como característica não escurecer a madeira dando um acabamento bem natural ao trabalho.


E ficou assim como pode-se ver abaixo .


A madeira mostrando sua beleza e com um brilho bem suave .


A máquina foi restaurada por um relojoeiro aposentado que é um especialista em antiguidades e sempre presta serviços para mim pois entende muito do assunto .
O mostrador não foi restaurado atendendo solicitação dos proprietários da peça .

domingo, 1 de julho de 2012

Carranca antiga

Esta carranca esteve por muito tempo exposta às intempéries e ficou bastante danificada


Por baixo dessa tinta e desse verniz escurecido havia uma grande rachadura e outros problemas


Aqui dá para ver parte lateral da rachadura antes de ser preenchida com madeira


Nesta imagem vemos o começo do preenchimento na parte superior da cabeça e na lateral


Aqui ela já está quase pronta e percebe-se que a rachadura foi preenchida ficando uma espécie de "cicatriz" .Aqui ainda falta o acabamento final e a limpeza dos eventuais pingos de tinta e manchas .


Enfim a restauração está completa ,faltando apenas um pingo de branco no meio de cada olho para dar mais agressividade ao olhar .O acabamento da parte não pintada foi feito com cera a pedido do proprietário