Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Aos leitores e leitoras deste blog ,que tanto me incentivam com seus comentários ,e me ajudam a manter o caminho certo,eu desejo que o Novo Ano seja repleto de alegrias , conquistas ,trabalho,felicidade ,e tudo o mais que Deus possa lhes dar.
Um grande e caloroso abraço .


sábado, 29 de dezembro de 2012

Mesa de fazenda


Esta mesa veio de uma fazenda do interior de São Paulo, e pertenceu à avó de minha cliente .

Tem quase um século de existência ,e foi bastante usada nesse longo período

É feita de uma madeira forte e pesada ,mas estava bastante riscada e manchada

Esta mancha preta foi uma das maiores e mais difíceis de tirar,mas saiu sem deixar vestígios


Aqui dá para ver o tampo sem a mancha de tinta,após ser lixado e envernizado.

Melhorou bastante o aspecto da peça .Foi limpa com lixa nº 60 para retirar as manchas e riscos.Depois foi passada lixa nº 360 ,para deixar a superfície bem lisa e preparada para o verniz.

Utilizei verniz acetinado Aquaris da Sayerlack ,a base de água .É ecológico, polui menos e seca mais rápido ,além de ser fácil de trabalhar .Após a secagem do verniz foi passada uma lixa d'agua nº 2000


Esta mesa agora ficará na área da churrasqueira ,na residência de minha cliente.Ela tem oito cadeiras que também foram restauradas

domingo, 23 de dezembro de 2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mensagem de Victoria

Mensagem recebida de minha amiga Victoria do blog "El escondite de las golondrinas "


victoria13 de dezembro de 2012 16:32

Yo quiero en esta navidad, poder armar un árbol dentro de mi corazón y colgar en él, en lugar de esferas regalos y adornos, los nombres de mis más queridos amigos, familia, y gente a quien amo, los que viven lejos y los que viven cerca, los antiguos y los más recientes, los que veo todos los días y los que raras veces veo, lo que siempre recuerdo y los que a veces olvido, los de las hora más difíciles, y los de las horas intensamente felices!, los que sin querer me hirieron, aquellos que conozco profundamente y aquellos que conozco poco, mis amigos humildes y mis amigos importantes, los que me enseñaron valiosas enseñanzas y los que tal vez un poquito aprendieron de mi, quiero que éste árbol tenga raíces profundas y fuertes!para que os nombres de mis amigos, familia y seres queridos nunca jamás sean arrancados de mi corazón, y que sus ramas se extiendan gigantes! para colgar nuevos nombres que venidos de todas partes se junten con los existentes, un árbol de sombra agradable, para que nuestra amistad, amor confianza y cariño sea un momento de reposo en la lucha diaria de la vida, quiero que el espíritu de la navidad haga de cada deseo la más hermosa flor! de cada lágrima una sonrisa! de cada dolor la más brillante estrella! y de cada corazón una dulce y tierna morada para recibir a Jesús.....

Feliz Navidad!!!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lustre de porcelana renovado.

Este lustre é bem antigo ,pois está na família de minha cliente a três gerações .Possivelmente é do início do século vinte .Foi trazido da Alemanha ,segundo consta,e estava a mais de uma década desmontado guardado numa caixa com outros pedaços de lustres .Seu corpo e seus braços são feitos em porcelana com aplicação de pequenas flores .Um trabalho bonito e delicado.
Tinha originalmente três braços .Porém minha cliente quis que eu o refizesse com quatro braços,pois possuia um braço extra ,exatamente igual aos outros .

O corpo estava em perfeito estado ,apenas com manchas de sujeira acumulada durante os anos.

Este braço quebrou-se na base ,e foi necessário fazer um enxerto utilizando um tubo de cobre unindo as duas partes.Colado com Super Bond ,ficou extremamente rígido, como se fosse original.

É nesta peça que os braços são afixados. Reparem que tem três furos grandes e três pequenos .Foi necessário fazer outra igual com quatro furos.Material produzido por um serralheiro que me presta serviços excelentes quando necessário.

Montado ele ficou assim .Ganhou em beleza e equilíbrio com o quarto braço.

Com as lampadas acesas vê-se bem seu estilo e sua beleza.

E agora vai ficar por muitos anos na sala de visitas de minha cliente .