Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cadeira de balanço austríaca

Esta é uma antiga cadeira de balanço austríaca ,que já serviu a varias gerações de uma família, e agora foi para nas mãos de seu membro mais jovem ,que resolveu restaurá-la
Estava bastante deteriorada ,e suja . Chegou em minhas mãos totalmente desmontada , faltando parafusos e pedaços da madeira .Seu desgaste nestas décadas foi impressionante ,o que mostra um uso internsivo por parte de seus donos ao longo do tempo.estas fotos foram tiradas quando a maior parte do restauro já estava feita
Esta parte em especial estava muito estragada ,e não foi possível melhorar muito.Ela foi totalmente lixada ,colada e restaurada ,dentro do possível .
Foi escurecida com Osmocolor misturado a corante marrom ,e o acabamento foi feito com duas demãos de verniz Aquaris a base de água .


Outro ângulo mostrando que ficou inteira ,embora não deu para deixá-la como eu queria .
Ficou assim  ,escura e charmosa.Agora vai para as mãos do empalhador que vai aplicar palhinha sintética, pois  dura mais que a original .

5 comentários:

  1. Ontem eu e meu marido passamos enfrente a uma tapeçaria, e lá estava uma igual a essa a palhinha toda destruída no assento.Essa ficou muito boa, a cor é muito bonita espero que post quando estiver pronta.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo Amauri!!

    Essa cadeira é lindíssima, né? O trabalho de moldar a madeira para conseguir essas curvas sinuosas é bem árduo... Não dava pra desperdiçá-la! Ficou linda! Parabéns!!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DOM!!!COMO SEMPRE TRABALHO PERFEITO!!LINDA ESTA CADEIRA!
    PARABÉNSSS!!!
    ÓTIMA QUARTA-FEIRA PARA VC!!
    ABRAÇOS!!
    SILVANA

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amauri
    Preciso de duas peças para uma cadeira como essa: o assento e o arco que liga este ao encosto. Será que tenho como conseguir avulso?
    Obrigado
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em te responder Gilmar. Estou procurando uma pessoa que é representante da Thonart e tem todas as peças para essas cadeiras .Me envie por favor seu endreço de e-mail , pois assim que encontrar o rapaz ,passo as informações via e-mail .
      Amaui

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .