Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Aprendi mais uma lição

Aprendemos sempre . É só ficar ligado e pensar um pouco.
Tenho falado aqui no blog dos produtos ecológicos da Byo Cleaner.
Já fiz muitas coisas com eles e às vezes a versatilidade desses produtos me surpreende .
Nesta semana eu estava refazendo o tampo de uma antiga máquina de costura ,e depois de aplicar uma nova lamina de madeira na peça , utilizando cola de contato , deixei-a secar por doze horas e  então fui tingí-la .
O ideal para se fazer esse trabalho é esperar vinte e quatro horas ,para que a cola "cure" o suficiente , pois ela seca quase imediatamente ,mas  a cura demora um pouco mais .
Utilizei o tingidor Veladura , á base de solvente ,mas como não era para escurecer muito a madeira, dilui bastante o tingidor com água ráz , e passei na madeira com uma boneca de pano .
Resultado , depois de uma hora formaram-se bolhas de ar embaixo da lamina devido ao fato de a cola não ter endurecido o suficiente .Tentei arrumar "furando" as bolhas com um estilete e alisando a madeira.
Não deu certo , as bolhas apareceram novamente e fui obrigado a refazer o processo ,mas a lamina de madeira ficou cheia de cortes e muito feia .
Aí resolvi aplicar uma nova lamina ,lixando uma boa parte da primeira e colando a outra por cima .
Ainda tinha que tingir a lamina ,e foi aí que experimentei usar a Água Ráz Ecológica da Byo Cleaner .
Misturei essa água ráz com o tingidor ,na proporção que queria e apliquei na lamina .
Resultado : o serviço ficou ótimo e não apareceram as bolhas .A água ráz ,por ser ecológica e de baixo impacto na madeira ,não afetou a cola,e não permitiu a criação de bolhas .
Consegui completar o trabalho e aprendi uma nova utilização para esse produto.

6 comentários:

  1. Boa dica esta do Aguarrás Ecológica, vou fazer também um teste na próxima vez que precisar, Abraço Wilson

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amauri por dividir a sua experiência, tenho essa aguarrás aqui e aprendi mais essa.Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DOM!!BOA NOITE!USO MUITA ÁGUA-RAZ EM DILUIÇÃO DE ESMALTES E VERNIZ ESCURECEDOR,DENTRE OUTRAS TINTAS, E NÃO CONHECIA ESTE PRODUTO,ALÉM DE SER ECOLÓGICA ACREDITO QUE DEVE SER MUITO MELHOR DO QUE AS CONVENCIONAIS.
    OBRIGADO PELA DICA!!
    ABRAÇO!!
    SILVANA

    ResponderExcluir
  4. Olá Amauri! A gente sempre tem alguma coisa pra aprender nessa vida, né? E eu tô pegando carona na sua experiência pra aprender tb! Este produto deve ser ecológico porque não é um solvente químico, ao que me parece, e por isso não reagiu com a cola? Estou procurando site de referência do fabricante. Vc tem? Ele tb causa menos reações alérgicas, né? Acho q a Sandra do Madeira em Forma comentou qualquer coisa assim a respeito!

    Beijos e obrigada pela dica!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza , tudo bem ?
      O site do fabricante é : www.byocleaner.ind.br
      É uma pequena empresa de São Paulo e tem uma linha de produtos excelente .
      O produto ao qual a Sandra se referiu é o Tira Tinta ,um gel para tirar graxas vernizes e tintas e que pode ser esfregado na pele do rosto sem causar qualquer dano.

      Excluir
  5. Oi Amauri, como vai?
    Gostei da dica. Ando morrendo de saudades de restaurar, ando só nos projetos de móveis ultimamente. Fazer o que, esse ganho é rápido.
    Legal compartilhar essas ideias.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .