Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Abajur renovado com tecnologia química.


Este abajur ficou abandonado por uns tempos, e em consequência ,o corpo oxidou escurecendo totalmente a liga de cobre/latão da qual é feito.
Embora a tinta da cúpula de alumínio não tenha sofrido muitos danos, o restante ficou muito feio.


Além do escurecimento do metal ,os fios e os soquetes também se estragaram.


Para retirar a oxidação ,mais uma vez contei com a ajuda dos técnicos da Byo Cleaner,que me apresentaram um produto espetacular, o Cromex,um composto que dilui totalmente essa coisa escura que se forma no cobre e no latão .É só passar o produto que em alguns segundos começam a se formar bolhas ( o produto é ácido e só pode ser vendido para profisssionais ) e a peça começa a clarear ,bastando para isso lavar com água ,ou passar um pano úmido .


Conforme se aplica o Cromex , o produto já vai limpando o zinabre e a camada escura.


O resultado é esse , onde o Cromex foi aplicado a peça ficou totalmente limpa .Mas como o produto não faz milagres, o polimento da peça foi feito com lixa d'àgua n° 2000 ( para polimento de carros)


Após o polimento foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo .Verniz rápido, sem catalisador .


A cúpula foi pintada da cor original e os fios internos, o externo, e as lampadas foram trocados.


Infelizmente consegui deixar a última foto fora de foco, mas dá para se ter uma idéia do resultado final.Quero aproveitar para agradecer ao pessoal da Byo Cleaner ,porque sem esse produto eu teria de passar muito tempo esfregando o abajur para conseguir limpá-lo.

4 comentários:

  1. Oi! Você é ótimo! Estou adorando ver seu trabalhos!
    Onde e como seria possível comprar a tinta Cromex da Byo Cleaner? Nem no site da Byo Cleaner eles falam dessa tinta.
    Você poderia me indicar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi . Você não vai encontrar este produto em nenhuma loja .É um produto vendido unicamente para profissionais cadastrados na empresa .
    É um ácido forte e requer cuidados especiais para manusear .Por isso não pode ser vendido em lojas .
    Não é uma tinta ,é feito para limpar metais não ferrosos ( cobre,latão e bronze )

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .