Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sobre vernizes .



Muitos leitores me perguntam sobre qual ou quais vernizes utilizo .
E querem saber minha opinião sobre os vernizes a base de água .
Existem basicamente dois tipos de verniz no mercado; os a base de solvente, e os a base de água .
Uso normalmente verniz à base de solvente de várias marcas ,mas tenho uma preferência maior pelo Poliulack ,da Sayerlack ,por ser um verniz que dá ótimo rendimento ,e não amarela muito a madeira .
Os vernizes a base de solvente são os mais tradicionais e são utilizados por mim para qualquer tipo de trabalho.Devem ser sempre diluídos antes da aplicação conforme as instruções constantes na lata .
Utilizo na restauração de qualquer móvel e às vezes até para a proteção de peças de metal .
No caso de metais ,como puxadores de cobre ou latão e peças de lustres e abajures ,utilizo verniz automotivo ,que é mais resistente que o verniz comum.
Depois de seco, este verniz suporta muito mais o manuseio das peças e as gorduras e ácidos liberados por nossas mãos.
Porém ,quando faço uma pátina clara ,que não pode sofrer amarelamento , utilizo verniz a base de água que não mancha a tinta ,ou quando mancha é quase imperceptível .
Se aplicar verniz comum numa pátina em tons de areia ,azul claro ou outro tom pastel, fatalmente aparecerão manchas amareladas quando o verniz secar .
Com o verniz a base de água isso quase não ocorre ,porém existe um problema meio chato com este produto;ele demora muito a secar .
Embora ,como o nome diz, seja feito a base de água ,existe algo em sua formulação que faz com que a secagem seja muito lenta .
Ás vezes lenta demais .Já tive um problema com o verniz base d'agua da Sparlack que me deixou louco.Envernizei uma maquina de costura ,e após dez dias o verniz ainda estava grudento, e tive de retirá-lo ,e aplicar verniz a base de solvente ,que secou completamente em 24 horas .
Naõ quero dizer com isso que o produto é ruim ,ao contrário é muito bom de se trabalhar .É facil de aplicar e dá ótimo rendimento.
Mas se você tiver pressa para usar a peça não vai dar certo .É um produto para trabalhos onde a pressa não existe .
Uma das características positivas deste tipo de verniz é sua capacidade de "grudar" na madeira .Após a aplicação e secagem o produto é quase indestrutível ,sendo mais difícil de retirá-lo que o verniz tradicional .
Outra vantagem é que não necessita de diluição para a aplicação ,embora possa ser diluído caso necessário ,com um pouco de água .
Enfim, para cada trabalho ,tem-se que pensar qual verniz será mais conveniente ,e se possível , testar antes num pequeno pedaço da peça no qual será aplicado ,para poder analisar o resultado.

16 comentários:

  1. Oi Amauri...

    ainda não usei o verniz a base de água. Mas usei tinta esmalte a base de água. Gostei por ser menos poluente, o cheiro ser bem mais suave (e desaparecer rapidamente), por poder lavar bem pincéis e rolos (no esmalte sintético a base de solventes, pincéis e rolos se "desmancham"! Aqui não demorou pra secar, mas vi q tem restrições mais altas quando o tempo está muito úmido. Então, sempre que usei, foi em dias bem secos. Ao toque, a tinta secou em poucas horas (acho q não mais de 2h). Entre demão, tb secou rapidamente. Em menos de 1 dia as paredes estavam secas. O contra é que a tinta branca (não sei outras cores) cobrem pouco. Foram 1 demão de fundo e mais 3 de tinta e ainda não cobriu bem a madeira. Como pintaremos as paredes internas anualmente, uma hora cobre, hehehe. Mas pelo aspecto secagem não tivemos problemas. Vou testar uma embalagem pequena do verniz!

    Abs,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  2. Olá Amauri:

    Tenho um problema que ainda não consegui resolver, mesmo conversando com os técnicos das lojas de tinta. Utilizei verniz "triplo filtro solar" da sparlack para pintar algumas portas. O verniz anterior foi praticamente removido por completo e 8 entre 11 portas ficaram perfeitas, porém, em duas portas a 3 demão parece que, mesmo após a secagem completa, ficou frágil. É possível arranhar o verniz com a unha. Em uma das portas, lixei tudo novamente (e a ultima camada saiu com facilidade) e repintei com verniz de outra lata, porém o resultado não foi melhor. Fiquei intrigado pois nas portas anteriores, feitas no mesmo processo o verniz ficou forte. Nota foram três camadas de verniz, a primeira aplicada com pincel e as demais com rolinho. O que pode estar ocorrendo?

    Grato pela atenção;

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael ,pode ser que nestas últimas tres portas exista resina na madeira .A resina não deixa o verniz penetrar nem secar,fica uma coisa horrível.
      A solução é retirar o verniz com thinner ,depois lixar novamente ,aplicar um produto anti-resina que existe a venda nas lojas de tintas e aplicar novamente o verniz .

      Amauri

      Excluir
    2. Olá Amauri, muito obrigado pela resposta, eu imagino que esteja ocorrendo algo assim. O estranho, no entanto, é que parece que a última demão (foram três) de verniz está desplacando da anterior. Com certeza parece que está ligado a um tempo de cura / secagem anormal (muito longo). Vou pegar uma das portas e seguir sua recomendação.
      Seu blog/site é realmente muito útil e informativo (e eu sei que isso dá muito trabalho,hehehe), então parabéns!
      Mais uma vez obrigado pela atenção.
      Rafael

      Excluir
    3. Olá Amauri , gostaria da sua opnião sobre qual produto posso aplicar em uma mesa de peroba . Ela fica na cozinha e gostaria que a madeira ficasse protegida e com aparencia natural . Já apliquei cera e retirei , não gostei do resultado pois as manchas logo apareceram com o uso . Ela está lixada e pronta para a aplicação .
      Obrigada
      Karla

      Excluir
    4. Oi Karla .
      O melhor é aplicar verniz ,pois a cera é frágil para uma mesa de cozinha .Você tem o verniz comum ,conhecido como verniz marítimo,e também pode aplicar o verniz automotivo ( usado sobre a pintura dos automóveis ) que é mais resistente ,e também pode ser aplicado com pincel e rolinho caso não se tenha umas pistola com compressor .Nos dois casos o melhor para proteção da madeira é o brilhante ,mas o acetinado também protege bem . O verniz automotivo só tem brilhante ,e para deixá-lo acetinado é necessário misturar com um produto chamado fosqueante ,que como o nome diz serve para deixar o verniz mais fosco .Só não use verniz à base de água ,que é um bom produto mas demora muito para secar ,e às vezes fica grudento,
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  3. Olá Amauri, gostaria de sua opinião o que é melhor para madeira jacarandá? cera ou verniz? e qual tom de cera é melhor para esta madeira?
    Obrigada.
    Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá Amauri, estou reformando meu piano que é revestido com lâminas de imbuia, e estou querendo um verniz que me proporcione aquele efeito extremamente vitrificado que os instrumentos musicais tem. Será que o verniz PU ( Poliuretano) é a melhor escolha, ou teria um outro? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, quero saber qual verniz 100% incolor e fosco utilizar em um móvel branco que não amarele após a aplicação do mesmo.
    Grato!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amaury tudo bom? adorei suas dicas, mas quero uma informação pois preciso tirar uma dúvida, um trabalho pintado e passado verniz a base de água pode lavar ou se colocar algo quente em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verniz a base de água tem a mesma resistência do verniz comum .Pode lavar com água e sabão tranquilamente ,mas se deixar algo muito quente em cima provavelmente vai formar uma mancha .

      Excluir
  7. Oi, por favor passei verniz a base de água em uma escultura e ficou grudento, tenho que remover mesmo o verniz ou tem uma técnica para salvar a peça?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de retirar o verniz base água e aplicar verniz comum. Se a peça for de metal , é melhor verniz automotivo .
      Atualmente o verniz a base dágua está uma porcaria , não uso mais porque demora pra secar e fica grudento .

      Excluir
  8. Olá Amauri
    Estou restaurando um movel todo entalhado, e gostaria da sua opiniao sobre que verniz usar. Gostaria de saber se existe algum tipo de verniz acetinado, e qual a marca. Pois não quero usar verniz brilhante.
    Agradeço desde já a sua atenção.
    Franchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João . Eu uso sempre o Poliulac da Sayerlack ,acetinado . Existem obviamente outras marcas ,mas nesse eu confio ,porque dá boa cobertura e seca relativamente rápido .Quando aplicar lembre-se de diluir com 20% de água ráz .Duas demãos são suficientes ,mas espere 12 horas entre cada demão ,para que seque bem .

      Excluir
    2. Oi João . Eu uso sempre o Poliulac da Sayerlack ,acetinado . Existem obviamente outras marcas ,mas nesse eu confio ,porque dá boa cobertura e seca relativamente rápido .Quando aplicar lembre-se de diluir com 20% de água ráz .Duas demãos são suficientes ,mas espere 12 horas entre cada demão ,para que seque bem .

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .