Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Quebra cabeças com vidro.

Este foi um trabalho simples mas extremamente difícil .Este abajur fez uma viagem de Goiania até São Paulo mas sofreu pelo caminho e acabou quebrando a parte de baixo do bojo de vidro.Minha cliente trouxe os cacos numa caixinha,para que eu pudesse colar e remontar a peça .Tirei algumas fotos com o celular, mas perdi o cabo USB do mesmo, e então não dá para mostrar todas as fotos e as dezenas de caquinhos.
A foto abaixo mostra o bojo quase montado ,faltando apenas alguns pequenos pedaços



Aqui ele já está montado e polido .Limpei todo o metal com Cromex ,da Bio Cleaner que deixou as peças com o brilho natural ,e apliquei verniz automotivo rápido Lazzudur ,da Sherwin Williams ,à base de poliéster.Este verniz, além de secar rápido,e não necessitar de catalisador ,protege muito bem os metais contra a oxidação.

A parte elétrica,( fios,plug,soquete ,pera,etc) foi toda trocada ,mas mantendo o mesmo estilo original da peça .

Nesta foto que está meio desfocada ,dá para ver umas pequenas manchas na parte de baixo ,a que foi restaurada.Ocorreu que alguns cacos do vidro não se encaixaram de forma alguma ,e foi necessário preencher dois espaços com massa epóxi.Como ficou para baixo , quem vê o abajur normalmente olhando por cima ,ou de frente ,não percebe esse recurso .
O importante é que a peça ficou completa e minha cliente adorou.

4 comentários:

  1. Amauri, que trabalho meticuloso, hein!! O abajur ficou lindãoooo! Parece novo! Impressionada com o teu capricho na restauração de uma peça tão delicada... parabéns!!

    Beijos e ótima sexta,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amauri, imagino a felicidade da dona do abajour ao vê-lo restaurado. Você é mágico, cara!! Parabéns!

    Fatima - Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DOM!!BOA NOITE!!
    FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO ESTE TRABALHO!!NÃO SE PERCEBE NENHUMA EMENDA NO VIDRO!!MAIS UMA VEZ
    PARABÉNS PELO SEU LINDO TRABALHO!!!
    ABRAÇO!!
    SILVANA

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .