Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

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Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cuco com pátina provençal .


Confesso a vocês, que quando minha cliente pediu para fazer pátina provençal em seu Cuco eu torci o nariz.Depois pensei : por que não ,se ela não gostar refaço o trabalho e pronto .Porém a patina não estragou a imagem do Cuco, e acabei gostando do resultado.


A peça estava em boas condições e foi fácil para retirar o antigo verniz

Usei Tira Tinta da Byo Cleaner para retirar o verniz da caixa e a tinta do mostrador .Não foi necessário restaurar nada pois não havia peças quebradas ou rachadas .

A corrente estava bastante suja ,mas depois de limpa ficou com um tom dourado , e baseado nisso pintei os pesos ,os números e os ponteiros .

O mostrador ficou bonito com branco e dourado .Só que nele não foi feito o desgaste ,para não dificultar a leitura das horas .

O pássaro criou uma nova dimensão com a pátina ,e penso que ficou mais visível do que com a cor original da madeira .

Embora tenha ficado bem diferente dos Cucos convencionais , as características do relógio não foram alteradas ,e o resultado agradou muito minha cliente .E a mim também .

7 comentários:

  1. Olá Dom,
    sem sombra de dúvidas o resultado agrada - não poderia ser diferente. Nunca me aventurei nessa técnica. Entendo e a vejo com um visual bastante interessante, mas - você "torceu o nariz" - em peças antigas. . . (o cliente sempre tem razão e motivos mais do que suficientes para ser atendido). Nesse caso a modificação pode retornar ao original?
    Osvaldo Ururahy
    Em tempo: Recebi uma encomenda (Marchetaria: Porta copos e Bandeja) cujo padronagem e motivo foram escolhidos pelo cliente. Não gostei do resultado, mas o cliente aprovou. E aí, o que fazer?

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    1. Olá Osvaldo .
      Eu creio que nem sempre o cliente tem razão .Às vezes está equivocado devido a palpites de gente que não entende do assunto ou não tem noção de estética .Então , cabe a nós profissionais exercer a função de consultoria ,e mostrar o que é melhor para seu móvel ou peça antiga .Muitas vezes ,para acompanhar tendências de moda ,o cliente opta por fazer algo que em pouco tempo se arrependerá .
      Temos de alertá-lo e oferecer uma opção mais adequada .Atuamos eventualmente como decoradores , criando opções não pensadas pelo cliente .
      Porém se o cliente insistir no erro , o problema é dele ,e fazemos de acordo com sua orientação.

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  2. Olá Amauri!

    Ficou muito bonito a pátina no cuco.
    Vc acredita que achei um deste jogado na calçada no bairro do Brás(SP)? A pessoa provavelmente nem tinha noção do valor, senão não teria jogado. Fui para casa feliz da vida naquele dia hehe

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  3. Olá Amauri,
    Você esteve perfeito. Contudo, um iniciante como eu. . .
    Obrigado pela dica. Você é que tem razão. As suas palavras
    nunca serão esquecidas.
    Osvaldo Ururahy

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  4. Linda ficou esta peça com pátina. Nossa, nem parece mais a mesma, mil vezes assim, branquinha desgastada. Esse relógio na madeira fica cansativo, talvez por ser tão tradicional. Amauri, parabéns pelo trabalho.
    Abraços

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  5. Belo trabalho Amauri, reavivou totalmente a peça.Uma pergunta, qual técnica você usou para pintar os dígitos do mostrador? Abraço e parabéns.

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    1. Usei uma técnica sofisticadíssima e inovadora (rsrs) . Peguei um palito de dentes e fui colocando gotas pequenas de tinta sobre cada dígito e espalhando com o mesmo palito .Demora um pouco ,mas é simples e fácil.
      E você , quando postará coisa novas no seu blog .Seu trabalho é excelente .
      Abraços

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Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .