Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lustre de cristal renovado .

Este lustre esteve na residência de uma parente de minha cliente por muitas décadas,sem que ninguém fizesse qualquer limpeza ou manutenção . É um produto de ótima qualidade ,pois apesar do aspecto estava funcionando perfeitamente


Precisava apenas de um pouco de limpeza para voltar à sua beleza original, mas foi necessário desmontá-lo completamente ,peça por peça para deixá-lo com um aspecto melhor

Após a desmontagem todas as peças foram limpas com água e sabão e polidas com uma flanela específica para polimento .
Nesta foto vê-se o início da montagem com parte das peças já presas à estrutura central .

Este é um dos lados da peça .Os suportes das lâmpadas são brancos mas na foto parecem azulados devido à iluminação .

Estas lâmpadas pequenas não são as usadas normalmente ,serviram apenas para testar a fiação elétrica .

A aparência do lustre mudou bastante ,e seu brilho também aumentou.

Neste ângulo,visto por baixo , nota-se toda sua exuberância ,e a riqueza dos detalhes.

8 comentários:

  1. Boa noite Dom Moleiro,
    Uma peça magnífica que esteve em suas mãos. Imagino o cuidado de como teve que tratá-la devido à fragilidade (pelo menos é o que transmite - apesar de não informar que tipo de material tem a sua constituição. Quem vê parece cristal) que ela apresenta.
    Parabéns.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Em meu comentário anterior afirmo: "apesar de não informar que tipo de material tem sua constituição". Desculpem não percebi que no início da postagem o material já havia sido informado. Portanto, um trabalho que exigiu cuidados extremos, face à fragilidade de suas peças.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Osvaldo, deu um trabalho louco ,porque são dezenas de peças muito delicadas ,mas felizmente consegui fazer o trabalho sem quebrar nada .
      Abraços

      Excluir
  3. Ótima ideia a dos brasões! Vou pesquisar como poderia fazer.

    Abçs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Amauri, lustre lindo. Sonho de consumo. O que não faz uma boa limpeza com carinho, não é?! E você ainda refez a instalação elétrica. Se tem algo que morro de medo de mexer, é com eletricidade, mal troco lâmpadas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. OLÁ DOM!!
    QUE TRABALHO MARAVILHOSO ESTE!!!MAIS UMA VEZ FICOU PERFEITO COMO TUDO QUE VEJO PASSAR POR SUAS ABENÇOADAS MÃOS!!!
    PARABÉNS!!
    BOM DOMINGO!
    ABRAÇOS!!
    SILVANA

    ResponderExcluir
  6. Parabens, otimo trabalho..! Esse lustre parece com um que vi na Facho de Luz http://www.fachodeluz.com.br/ muito legal.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .