Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Papeleira antiga .


Esta antiga papeleira sofreu danos causados por uma inundação ,e teve partes deterioradas pela umidade .É uma peça interessante ,com várias gavetas para guardar papéis e documentos ,e uma porta de correr que trabalha verticalmente .

É uma peça com aproximadamente 100 anos e está todo esse tempo na mesma família através de várias gerações . Esta lateral teve de ser refeita pois toda a lamina de madeira superficial foi comprometida .A nova lamina colocada teve de ser tingida para ficar num tom próximo do original .

Sua estrutura interna não foi afetada . O que se vê no fundo é parte da porta de correr ,que entra e sai pela parte superior , fechando toda a peça .

As gavetas sofreram o desgaste natural devido ao uso ,e saíram de seu leito normal ,dificultando o uso. Foram restauradas ,e o leito corrigido com a aplicação de baguetes de madeira .

Depois de muito trabalho ficou com um aspecto bem menor ,e funcionando direito.

Sua porta de correr foi desmontada , restaurada e esta abrindo e fechando perfeitamente .Notem que em cima da peça há uma antiga máquina de escrever , que está em perfeitas condições de uso .

6 comentários:

  1. Boa noite Amauri,
    trabalho perfeito. Cada detalhe da operacionalidade da peça não foi esquecida por você: Pode afirmar que deu vida ao mobiliário.
    Excelente semana para você.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Que móvel bacana!A restauração ficou show e achei as gavetas lindas!!!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Abç,

    ResponderExcluir
  3. Que móvel bacana!A restauração ficou show!
    Adorei as gavetas, muito lindas!
    Parabéns pelo seu trabalho!!!!!

    Abçs,

    ResponderExcluir
  4. OLÁ DOM!!
    FICOU LINDA A PAPELEIRA!
    TRABALHO PERFEITO!
    ANTIQUÁRIOS SÃO RAROS E EU ADMIRO MUITO!
    PARABÉNS!!

    ABRAÇOS!

    SILVANA


    ResponderExcluir
  5. Sou sua fã.
    Trabalho maravilhoso.
    UM ABRAÇO - Helenice

    ResponderExcluir
  6. Amauri, uma peça assim é sonho de consumo de muita gente. Ficou perfeita nas suas habilidosas mãos. Os detalhes das gavetas recortados são muito românticos.
    Abraços e parabéns

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .