Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 22 de setembro de 2013

Abajur renovado .

Este abajur ao longo dos anos sofreu a oxidação normal em peças de latão ou bronze .Perdeu sua beleza e ficou opaco .Sua cúpula também perdeu o brilho da pintura original .

A estrutura toda ficou bastante escurecida ,e sua fiação estava envelhecida ,embora funcionando .

A base tinha além da oxidação , riscos e manchas de diversos tipos .

Aqui , as peças já desmontadas aguardando a limpeza ,que foi feita com Cromex da Byo Cleaner

Depois da limpeza as peças foram polidas com lixa d'agua nº 2000 da Norton (made in Canadá). A cúpula foi pintada novamente de preto.

Após o polimento foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur ,da Sherwin Williams ,de secagem rápida.
Para proteger da oxidação.

Foram trocadas as lâmpadas, e o resultado foi esse .

3 comentários:

  1. Olá Dom,
    seu cliente com certeza ficou satisfeito com o trabalho. Se puder me tire essas dúvidas:
    Quando você aplica o verniz automotivo sobre as peças de metal é necessário algum tratamento específico sobre a base?
    Com pincel você obtém bons resultados em detrimento à pistola?
    Não pretendo incursionar-me nesse tipo de restauração (não tenho esse dom - sem trocadilho) mal dou conta dos mobiliários (ainda em fase de aprendizagem), mas fiquei curioso. Tenho umas peças (estatuetas) em meu escritório que, sempre tenho que utilizar produtos para mantê-los na cor natural e brilhante. Seu trabalho foi primoroso.
    Parabéns,
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo.
      Para aplicar o verniz eu simplesmente lixo bem a peça e limpo com Thinner ,pois este é o solvente do verniz automotivo.
      Em peças pequenas utilizo pincel ,e o acabamento fica bom ,porque o produto se espalha nas superfícies com facilidade . Diluo o verniz com 20% de Thinner antes de aplicar .
      Só utilizo pistola em superfícies grandes , e diluo com 30% de Thinner .
      Abraços

      Excluir
  2. Olá Dom,
    Obrigado pela dica.
    Abraços
    Osvaldo ururahy

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .