Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Elna , uma máquina de costura rara no Brasil



A Elna é uma máquina de costura diferente do que se costuma ver no Brasil .Oriunda da Suíça, possivelmente sua importação não foi muito grande ,pois é raro ver-se uma ,ou conhecer alguém que possua um exemplar dessa marca

Seu corpo é todo feito em, antimônio ,uma liga metálica baseada no alumínio que foi muito utilizada na primeira metade do século 20.

Esta máquina esteve abandonada por um longo tempo em uma cidade praiana,e suas engrenagens ficaram totalmente degradadas devido à oxidação do material .Não foi possível colocá-la em funcionamento ,pois muitas peças se fundiram ,sendo impossível recuperá-las . Suas engrenagens foram limpas , foi aplicado desengripante e até ácido ,mas nada resolveu o problema da oxidação.A máquina servirá agora como objeto de decoração.

Depois de muito lixar e limpar, foram aplicadas duas demãos de esmalte sintético Coralit na cor original ,e a peça mudou radicalmente de aspecto .

Esta é a entrada de energia ,mas a parte elétrica também ficou totalmente comprometida ,sendo impossível abrir esta parte devido à oxidação.

É interessante notar que esta parte cromada sofreu ,mas não ficou destruída ,embora na parte superior pode-se ver alguns estragos feitos pela corrosão .

Depois de pintada ,foi refeito o logotipo e a máquina ficou pronta .Seu proprietário gostou muito do resultado ,embora não seja mais possível pô-la em funcionamento.Nesta foto vê-se também a caixa de peças que acompanha o produto com destaque para a almotólia (bombinha de óleo lubrificante )

6 comentários:

  1. Ganhei uma dessas, está funcionando, mas trava enventualmente. Mas o dono anterior perdeu essa caixinha de acessórios. Uma pena. São incríveis, uma reliquia. A pessoa não tinha noção disso e deixou perder-se os acessórios. Se desfez de uma peça de família que era da avó como se fosse nada. Meu pai, sabendo de minha paixão a comprou por pouco. Guardo com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom,
    é frustante, acredito que para você também - quando nos deparamos com uma peça que - por falta de cuidados ou até mesmo por conhecimento se deteriora a ponto de impossibilitar um restauro total. Contudo, fez o que pode ser feito. O resultado agradou bastante. Como ponto máximo aponto a coloração mantida no padrão original, visibilidade realçada em relação às etiquetas e os acessórios em perfeito estado. Enfim, uma bela peça para decoração.
    Adquiri Uma "Sigma" funcionando perfeitamente com apoio em ferro fundido. Faltando apenas a correia (apesar de ter dúvidas em relação à originalidade desse complemento, pois não apresenta nem um logo). Vou fotografá-la e enviar para sua análise. Fiz pesquisas e não encontrei nada sobre esse tipo de máquina, a não ser com "designer" e operacionalidade mais moderna. Esse achado se deu por ocasião em um garimpo junto a um Ferro Velho; pelo preço módico de R$ 10,00.
    Parabéns pelo trabalho.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DOM!
    PERFEITO...LINDO TRABALHO!!
    VENDO-A AGORA IMPECÁVEL..QUEM DIZ QUE CHEGOU ATÉ VC NAQUELE ESTADO TÃO DETERIORADO?
    PARABÉNS!!
    ABRAÇO!

    SILVANA

    ResponderExcluir
  4. Hola Amauri, he visitado tu blog y me parece fascinante, por lo que me quedo a seguirte. Te invito a visitarme en http://muyclara.blogspot.com.es/
    Saludos desde España

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho, ficou perfeito.
    Tenho uma máquina dessas que foi de minha mãe, está funcionando perfeitamente.
    Se o proprietário (ou algum visitante da sua página) precisar tem uma assistência técnica da Elna em S. Paulo que tem todas as peças dessa máquina. Segue o endereçoendereços empresariais, máquinas de costura - endereço: Av Dq Caxias, 166 - (01214000) - São Paulo, São Paulo - telefone: +55 (11) 33311574.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma que funciona perfeitamente com todos os acessórios e peças reserva até o óleo original... relíquia

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .