Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 27 de outubro de 2013

Mesinha amarela


Esta é uma mesinha de canto simples ,porém muito interessante .Feita possivelmente na Indonésia com uma madeira boa e bonita.É novíssima ,mas seu proprietário solicitou que a pintasse de amarelo ,e assim foi feito.

Depois de lixada para retirar o verniz original , foram aplicadas cinco demãos de tinta ,para cobrir bem a madeira escura .Essa cor chama-se Gemada ,e olhando-se de perto ,assemelha-se muito com o tom amarelo do ovo batido.

7 comentários:

  1. Boa noite Dom,
    excelente a escolha. A cor ficou genial. Mas, restou dúvidas: Esmalte ou tinta? Você utilizou primer ou o produto, sendo o que for, foi aplicado diretamente na madeira? a pergunta procede, pois estou restaurando uma mesa e o resultado com os produtos citados não me agradou.
    Tenho um pé de mesa que adquiri em uma garimpagem cujo projeto para o tampo não estava ainda definido. Acho que este, que se apresenta na peça, se encaixa no que tenho em mente. Tentarei reproduzi-lo.
    Ótimo trabalho.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Osvaldo .
    Utilizei nesta peça esmalte sintético a base de solvente ( existe à base de água ) aplicado diretamente na madeira.
    Nunca utilizo seladora ou algum tipo de primer em madeira . A tinta ancora muito mais fácil na madeira pura .
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. OLÁ DOM!
    BOA NOITE!
    PARA DIZER A VERDADE GOSTEI DA MESINHA NAS DUAS VERSÕES,TANTO AMARELO GEMA COMO NA COR ANTERIOR,MAS SEM DÚVIDA NENHUMA O SEU TRABALHO FICOU PERFEITO!
    E O QUE FAZER SE TEMOS QUE ATENDER O PEDIDO DO CLIENTE,EU COSTUMO PROCEDER EXATAMENTE COMO O CLIENTE SOLICITA,SÓ ALTERO CORES QUANDO ME SOLICITAM,PROCURO NÃO MUDAR NADA NAS PEÇAS!
    PARABÉNS PELO SUCESSO DO TRABALHO!
    OBRIGADO POR SUA VISITA EM MEU ESPAÇO,FICO FELIZ COM A OPINIÃO DE UM RESTAURADOR!

    ABRAÇOS

    SILVANA

    ResponderExcluir
  4. Amigo, você está de parabéns pelo blog !
    Estive aqui enquanto pesquisava sobre restauração de objetos de ferro, e fiquei muito feliz com tudo o que vi.
    Tanto as técnicas que você usa, quanto os seus ensinamentos são excelentes.
    Até linkei sua página e compartilhei via facebook.
    Vou continuar passando sempre aqui.
    Uma pena não usar também as redes sociais para divulgar seu trabalho.
    Tenho algumas restaurações que fiz lá.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. oi Amauri, bom dia, parabéns pelo trabalho perfeito. A pintura ficou tão linda e delicada que dá a sensação de que a mesa ficou acetinada. Desculpe-me pela curiosidade e indelicadeza, você usa pincel, rolo ou compressor?
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Karine .
    Dependendo da situação eu utilizo pincel com rolinho de espuma ou pistola e compressor. No caso dessa mesinha , a pintura foi feita com pistola .

    ResponderExcluir
  7. Amarelo gemada. Ficou perfeita. A pintura com pistola dá um excelente acabamento não é?! Mas eu acho que dá muito mais trabalho porque ainda não tenho um ambiente próprio para isso. Sem falar que limpar a pistola é chato demais.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .