Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Uma Singer diferente


Esta antiga máquina Singer é diferente das que tenho restaurado .Feita na Europa ,no comecinho do século 20 ,ela apresenta um gabinete semelhante ao da Pfaff,máquina produzida na Alemanha .
A Singer tradicional tem uma tampa que levanta e abaixa para que funcione e depois seja guardada .

A tampa desta pode ser retirada e colocada no lado esquerdo da peça , para aumentar a "mesa" da máquina .

Esta peça de madeira suporta e equilibra a tampa que tem também uma espécie de gancho ( duas peças ) para firmá-la na mesa .

Pronta, pintada e envernizada ela ficou assim.

A mesa estendida com a tampa facilita o trabalho da costureira .

A tampa pode ser baixada movimentando-se a peça de madeira mostrada acima .Pode-se ver na foto o encaixe dos dois ganchos .

Fechada ela fica assim .

6 comentários:

  1. Bom dia Dom,
    Essas máquinas antigas são maravilhosas; Têm muito história. Recentemente, como já havia comentado, adquiri uma Sigma. Na pesquisa que fiz descobri que a fabricação é portuguesa. Estranhamente encontrei na Internet uma única peça dessa marca sendo negociada. Por coincidência àquela também falta a mesa. Se encontrar um tempo passe por lá e faça uma avaliação, pois, confesso não entendo nada dessa engrenagem e tenho dúvidas quanto á reconstituição das peças cromadas. Notei que além do trabalho perfeito na máquina você retirou a mancha de água sobre a mesa eliminando-a totalmente. Parabéns, um belo trabalho.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Osvaldo .Mande fotos da tua máquina por e-mail que te direi o que deve ser feito ,e como fazer

      Excluir
  2. Muito interessante a mesa, idéia simples e prática. A restauração ficou ótima.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida

    ResponderExcluir
  3. Bom dia sr. Gostaria de adquirir um gabinete antigo, tipo do modelo acima, para uma maquina antiga PFAFF 31. Poderia me orientar para adquiri-lo?


    ResponderExcluir
  4. Sirlene , é extremamente difícil encontrar um gabinete desses à venda .É possivel eventualmente , encontrar um à venda no mercadolivre.com .Outra opção é adquiriri uma máquina estragada, cujo dono esteja se desfazendo ,e aproveitar o gabinete . Marceneiros não fazem esse serviço . Já tentei com vários e não consegui .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maquina de minha mae me foi dada como herança, estou tendo problema mesmo com o gabinete. Nao que descarecterizar a peça tao antiga, que funciona perfeitamente com tdo original. caso saiba de algum por favor avise--me
      Obrigada pela atenção.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .