Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Trabalhos sem fotografar o " antes "

Resolvi fazer uma postagem diferente .Normalmente exponho fotos das peças antes da restauração e depois da mesma ,para que vejam o resultado do meu trabalho.
Mas tenho várias fotos de peças que acabei não fotografando o "antes" ,e só lembrei disso depois que estavam prontas .
Como são peças bonitas ,resolvi mostrá-las juntas .



Esta comoda tem uma foto tirada pela cliente para que eu fizesse o orçamento .Deve ter uns oitenta anos ou mais ,e estava em boas condiçoes estruturais .

Só tive que lixar e aplicar três demãos de esmalte sintético brilhante .Serviço feito com pistola e compressor ,pois a cliente quis um acabamento bem liso e brilhante

Este criado mudo chegou em minhas mãos totalmente estragado , descolado ,sujo e feio .

Depois de um bom "tratamento" de beleza ficou assim

Esta é uma mesa chinesa ,com uns cincoenta anos de uso .Estava em bom estado e apenas foi lixada e pintada na cor original .

Foi feito um desgaste nas bordas como uma pátina provençal.

Um aparador com mais de oitenta anos ,e que sobreviveu a uma inundação sem que nada acontecesse em sua estrutura .Sua madeira estava em perfeitas condições .Faz par com a mesa exposta abaixo .

Esta mesa ,juntamente com as cadeiras também são sobrevivente da inundação,e estavam em perfeitas condições de uso .Apenas foi necessário limpar, lixar e envernizar ,para que ficassem com o aspecto atual.

2 comentários:

  1. Olá Dom,
    As peças são maravilhosas você não poderia deixar de postá-las. Tenho várias peças, quando iniciei em restaurações, que não tenho "o antes", pois a meta não era publicá-las na WEB. Mas, minha esposa foi gostando dos trabalhos que fiz e acabou iniciando as publicações
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Adorei o criado mudo. Trabalho admirável! Você não gosta muito de pintar não é?! Mas eu gosto e a cômoda branca ficou "lindimais" da conta, bem atual.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .