Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 16 de março de 2013

Cerejeira tingida com tabaco.

Esta antiga mesa é feita de cerejeira maciça. Muito forte e bonita ,mas devido ao tempo ficou manchada e perdeu sua aparência original .
Seu proprietário solicitou um tingimento na cor tabaco ,para combinar com outros móveis de sua nova residência .A foto foi tirada no meio do processo de lixar.

Não foi necessária qualquer restauração, pois a peça estava em excelentes condições, bastando apenas lixar ,tingir e envernizar

Após lixar a madeira foi tingida com Veladura ,um tingidor de verniz que também pode ser aplicado diretamente na madeira

Prefiro tingir a madeira do que o verniz ,pois o acabamento fica melhor e mais fácil de fazer .
O tom de tabaco foi obtido misturando tingidor nas cores imbuia e preto .O buffet que aparece no fundo também faz parte da mesma sala de jantar ,e recebeu o mesmo tratamento.
A mesa ficou com uma aspecto mais sofisticado e agradou muito meu cliente .

sexta-feira, 1 de março de 2013

Aprendi mais uma lição

Aprendemos sempre . É só ficar ligado e pensar um pouco.
Tenho falado aqui no blog dos produtos ecológicos da Byo Cleaner.
Já fiz muitas coisas com eles e às vezes a versatilidade desses produtos me surpreende .
Nesta semana eu estava refazendo o tampo de uma antiga máquina de costura ,e depois de aplicar uma nova lamina de madeira na peça , utilizando cola de contato , deixei-a secar por doze horas e  então fui tingí-la .
O ideal para se fazer esse trabalho é esperar vinte e quatro horas ,para que a cola "cure" o suficiente , pois ela seca quase imediatamente ,mas  a cura demora um pouco mais .
Utilizei o tingidor Veladura , á base de solvente ,mas como não era para escurecer muito a madeira, dilui bastante o tingidor com água ráz , e passei na madeira com uma boneca de pano .
Resultado , depois de uma hora formaram-se bolhas de ar embaixo da lamina devido ao fato de a cola não ter endurecido o suficiente .Tentei arrumar "furando" as bolhas com um estilete e alisando a madeira.
Não deu certo , as bolhas apareceram novamente e fui obrigado a refazer o processo ,mas a lamina de madeira ficou cheia de cortes e muito feia .
Aí resolvi aplicar uma nova lamina ,lixando uma boa parte da primeira e colando a outra por cima .
Ainda tinha que tingir a lamina ,e foi aí que experimentei usar a Água Ráz Ecológica da Byo Cleaner .
Misturei essa água ráz com o tingidor ,na proporção que queria e apliquei na lamina .
Resultado : o serviço ficou ótimo e não apareceram as bolhas .A água ráz ,por ser ecológica e de baixo impacto na madeira ,não afetou a cola,e não permitiu a criação de bolhas .
Consegui completar o trabalho e aprendi uma nova utilização para esse produto.