Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cuco com pátina provençal .


Confesso a vocês, que quando minha cliente pediu para fazer pátina provençal em seu Cuco eu torci o nariz.Depois pensei : por que não ,se ela não gostar refaço o trabalho e pronto .Porém a patina não estragou a imagem do Cuco, e acabei gostando do resultado.


A peça estava em boas condições e foi fácil para retirar o antigo verniz

Usei Tira Tinta da Byo Cleaner para retirar o verniz da caixa e a tinta do mostrador .Não foi necessário restaurar nada pois não havia peças quebradas ou rachadas .

A corrente estava bastante suja ,mas depois de limpa ficou com um tom dourado , e baseado nisso pintei os pesos ,os números e os ponteiros .

O mostrador ficou bonito com branco e dourado .Só que nele não foi feito o desgaste ,para não dificultar a leitura das horas .

O pássaro criou uma nova dimensão com a pátina ,e penso que ficou mais visível do que com a cor original da madeira .

Embora tenha ficado bem diferente dos Cucos convencionais , as características do relógio não foram alteradas ,e o resultado agradou muito minha cliente .E a mim também .

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Papeleira antiga .


Esta antiga papeleira sofreu danos causados por uma inundação ,e teve partes deterioradas pela umidade .É uma peça interessante ,com várias gavetas para guardar papéis e documentos ,e uma porta de correr que trabalha verticalmente .

É uma peça com aproximadamente 100 anos e está todo esse tempo na mesma família através de várias gerações . Esta lateral teve de ser refeita pois toda a lamina de madeira superficial foi comprometida .A nova lamina colocada teve de ser tingida para ficar num tom próximo do original .

Sua estrutura interna não foi afetada . O que se vê no fundo é parte da porta de correr ,que entra e sai pela parte superior , fechando toda a peça .

As gavetas sofreram o desgaste natural devido ao uso ,e saíram de seu leito normal ,dificultando o uso. Foram restauradas ,e o leito corrigido com a aplicação de baguetes de madeira .

Depois de muito trabalho ficou com um aspecto bem menor ,e funcionando direito.

Sua porta de correr foi desmontada , restaurada e esta abrindo e fechando perfeitamente .Notem que em cima da peça há uma antiga máquina de escrever , que está em perfeitas condições de uso .

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mais um móvel azul. Um barzinho com rodas.


Este antigo "barzinho" ,com rodas ,estava meio encostado ,mas minha cliente resolveu dar-lhe uma nova roupagem e usá-lo com mais frequência .

Estava com várias peças soltas e com uma perna descolada.Foi necessário desmontá-lo totalmente ,e remontar com cuidado para que ficasse firme

A cor escolhida foi esse azul ,inspirada em outras peças da mesma cor que já postei no blog .

As rodinhas foram trocadas ,e a cliente comprou um novo puxador para as portas .Mas não cheguei a vê-lo ,pois ela veio buscar a peça e deixou o puxador em casa .Não sei como a peça ficou com o novo acessório.


Foi feito um leve desgaste em algumas partes ,como uma pátina provençal,porém bem discreto .

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Moedor de café Peugeot

Este antigo moedor de café foi fabricado no final do século 19 por uma empresa chamada "Frères Peugeot" ,que na época fazia também outros utensílios domésticos .Fizeram também ,bicicletas em 1.882 ,e ,em 1.889 construiram seus primeiros automóveis .E continuam até hoje com suas fábricas .Dizem , talvez seja lenda , que a empresa dava garantia vitalícia para esses moedores , e que até hoje tem peças de reposição para os mesmos .
Este que restaurei está na família do meu cliente a três gerações

Onde está esta mancha amarelada faltava um pedaço da peça ,que é de ferro fundido ,e por algum acidente teve esta parte quebrada .Como não daria para soldar um pedaço de ferro, resolvi colocar um pedaço de madeira recortada para preencher este espaço ,e completar novamente a peça .


Aqui vemos as engrenagens desmontadas .Depois de cento e vinte e poucos anos ,os dentes estão perfeitos e moendo com a mesma facilidade de quando a peça foi produzida .

Nesta parte se coloca o grão do café ,que é moído no fundo e cai na gavetinha que existe embaixo .

Aqui temos a peça com a parte de cima retirada ,aparecendo o interior da gavetinha que recolhe o pó.

A pintura foi feita exatamente na cor original da peça .


E aqui está o moedor ,pronto para mais alguns séculos de trabalho.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lustre de cristal renovado .

Este lustre esteve na residência de uma parente de minha cliente por muitas décadas,sem que ninguém fizesse qualquer limpeza ou manutenção . É um produto de ótima qualidade ,pois apesar do aspecto estava funcionando perfeitamente


Precisava apenas de um pouco de limpeza para voltar à sua beleza original, mas foi necessário desmontá-lo completamente ,peça por peça para deixá-lo com um aspecto melhor

Após a desmontagem todas as peças foram limpas com água e sabão e polidas com uma flanela específica para polimento .
Nesta foto vê-se o início da montagem com parte das peças já presas à estrutura central .

Este é um dos lados da peça .Os suportes das lâmpadas são brancos mas na foto parecem azulados devido à iluminação .

Estas lâmpadas pequenas não são as usadas normalmente ,serviram apenas para testar a fiação elétrica .

A aparência do lustre mudou bastante ,e seu brilho também aumentou.

Neste ângulo,visto por baixo , nota-se toda sua exuberância ,e a riqueza dos detalhes.