Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Móvel para gramofone



Este móvel diferente é um suporte para gramofone ,fabricado em 1.890 .É francês ,e foi projetado para guardar os discos do gramofone em seu interior. Chegou às mão do meu cliente atravez de seu avô ,que já tinha recebido a peça como herança

Seu estado estava meio lastimável, mas vê-se com clareza as prateleiras para guardar os disco, que por serem feitos de um derivado de betume , tinham que ser empilhados uns sobre os outros ,pois se fossem mantidos em pé poderiam entortar com o calor .

Desmontado ,dá para se ter uma melhor ideia de sua estrutura. As portas tem um design diferente ,e os batentes são feitos com uma ondulação interessante .

O tampo foi utilizado como bancada de trabalho ,e quase ficou desfigurado.A peça foi pintada externamente com uma tinta marrom horrível ,que foi difícil de ser retirada

Depois de aplicação de Tira Tinta ,e muito lixar ,foram aplicadas três demãos de verniz Poliulac acetinado ,e a peça ficou com seu aspecto renovado.

A prateleira para guardar os discos foi verticalizada para conter LPs da coleção do meu cliente,e ainda sobrou um espaço para guardar outras coisas.

A fechadura está funcionando perfeitamente ,e seus espelhos foram lixados e polidos ,ficando mais bonitos.Nota-se que os dois espelhos tem buracos para chaves ,mas existe somente um buraco de fechadura


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Trabalhos sem fotografar o " antes "

Resolvi fazer uma postagem diferente .Normalmente exponho fotos das peças antes da restauração e depois da mesma ,para que vejam o resultado do meu trabalho.
Mas tenho várias fotos de peças que acabei não fotografando o "antes" ,e só lembrei disso depois que estavam prontas .
Como são peças bonitas ,resolvi mostrá-las juntas .



Esta comoda tem uma foto tirada pela cliente para que eu fizesse o orçamento .Deve ter uns oitenta anos ou mais ,e estava em boas condiçoes estruturais .

Só tive que lixar e aplicar três demãos de esmalte sintético brilhante .Serviço feito com pistola e compressor ,pois a cliente quis um acabamento bem liso e brilhante

Este criado mudo chegou em minhas mãos totalmente estragado , descolado ,sujo e feio .

Depois de um bom "tratamento" de beleza ficou assim

Esta é uma mesa chinesa ,com uns cincoenta anos de uso .Estava em bom estado e apenas foi lixada e pintada na cor original .

Foi feito um desgaste nas bordas como uma pátina provençal.

Um aparador com mais de oitenta anos ,e que sobreviveu a uma inundação sem que nada acontecesse em sua estrutura .Sua madeira estava em perfeitas condições .Faz par com a mesa exposta abaixo .

Esta mesa ,juntamente com as cadeiras também são sobrevivente da inundação,e estavam em perfeitas condições de uso .Apenas foi necessário limpar, lixar e envernizar ,para que ficassem com o aspecto atual.

Feliz Natal a todos



E que o Ano Novo seja maravilhoso.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Comoda preta


Esta comoda tem aproximadamente uns 100 anos ,e está na mesma família por todo esse tempo. Atualmente pertence à mais jovem representante da família, que resolveu pintá-la de preto ,para obter um novo efeito estético

Foi lixada ,restaurada e pintada com esmalte sintético preto fosco Coralit. Como dá para perceber nesta foto ,as gavetas também foram pintadas por dentro ,para deixar a peça mais homogênea .

Ficou muito bonita , de acordo com o desejo da proprietária .