Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como colar lâmina de madeira num móvel.

Muitos leitores tem solicitado através de e-mails ,informações sobre como colar laminas de madeira em mesas ,armários etc.
Ao invés de responder aos e-mails ,resolvi mostrar um passo a passo do meu modo de fazer isso.Aprendi esse método com um amigo marceneiro,mas acredito que possa ser feito também de outro modo .Esse funciona muito bem no meu trabalho diário .
Temos aqui ,um tampo de uma máquina de costura antiga ,que devido aos anos de uso estava estragado, necessitando a troca da lâmina de madeira .

Começamos aplicando cola de contato , conhecida também como cola de sapateiro nas duas peças . O tampo, já devidamente lixado e limpo, e a lâmina que vai ser aplicada no mesmo.


É preciso espalhar bem a cola com uma espátula ,o que exige um pouco de prática para se fazer direito,mas não é algo muito difícil .
O importante é aplicar duas demãos de cola nas duas peças a serem coladas para que a colagem fique melhor .A segunda demão deve ser aplicada depois que a primeira estiver completamente seca , o que demora de dez a quinze minutos no verão ,e uns vinte minutos no inverno.
Após a secagem completa da segunda demão ( 20 minutos ) as peças podem ser juntadas conforme mostrado abaixo .

Pega-se um pedaço de papelão ou outro material encaixando-o entre as duas peças ,e deixando só uma borda livre para iniciar a colagem.Isto evita que as partes se toquem ,pois se entrarem em contato , grudam imediatamente ,e se uma das partes estiver torta o trabalho estará perdido.

Começa-se a colar na borda , vai-se puxando cuidadosamente o papelão e pressionando a lâmina contra o tampo, utilizando uma das mãos.

A cada pedaço que se puxa do papelão se faz pressão com a mão em toda a superfície .

Mantém-se este movimento por toda a extensão do tampo ,até que as duas peças estejam totalmente coladas .

Retirado o papelão , as peças estarão unidas ,mas é necessário pressionar novamente toda a superfície para verificar se não existem bolhas de ar .Caso apareçam bolhas ,deve-se utilizar um estilete e fazer um corte longitudinal em toda a extensão de cada bolha ,e pressionar novamente . O ar sairá , a bolha desaparecerá ,e não ficará nenhuma marca do corte .

Feito isso , deve-se cortar as sobras com um estilete , virando-se o tampo ao contrário para facilitar o corte .

Agora, com uma lixa grossa (nº50 ou nº60)raspa-se as bordas ,para dar o acabamento.


Os resíduos da lâmina, que não saíram com o corte vão desaparecer .Agora é só aplicar uma lixa mais fina ( nº320 ou nº400)para deixar a superfície da peça bem lisa .

Agora a peça está pronta par a aplicação de tinta, verniz ,ou cera , de acordo com a preferencia de cada um.
Espero ter sido suficientemente claro nesta explanação ,mas se houver dúvidas ,por favor entrem em contato pelo e-mail que responderei a qualquer dúvida .

35 comentários:

  1. Olá Dom,
    perfeito. É exatamente dessa forma que aprendi e utilizo com pequenas modificações
    que não alteram em nada o resultado.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Caro Amauri,

    Pretendo fazer um painel usando madeira de pallet ou pinus numa parede da minha casa, será que posso utilizar verniz à base de água, ele deixa a madeira um pouco mais escura? Caso não fique, o que posso adicionar ao verniz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Musashi.
      O verniz base d'agua não escurece a madeira .Se quer escurecê-la um pouco compre um tingidor de madeira .Eu utilizo um tingidor de verniz ,que também pode ser aplicado direto na madeira .Chama-se Veladura ,é vendido em diversos tons de madeira ,e pode ser encontrado em lojas de tintas . Você pode diluí-lo com água ráz ,e de acordo com a dilução ,deixar a madeira mais escura ou mais clara ,de acordo com sua vontade .
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail indicado abaixo.

      Excluir
  3. Nossa Amauri essa postagem foi providencial estou para trocar a folha do tampo de um balcão ganhado pela minha irmã, e estava preocupada de como fazer isso.Agora vou encarar o desafio com mais segurança.Bom fim de semana, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Amauri sobre a resposta, e parabéns por ajudar tantas pessoas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dom!
    Acabamento perfeito! Uma aula de Mestre!
    Parabéns!!
    Abraço!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Belo trabalho. Por favor, caso eu queira remover a lamina do móvel para aplicação de uma nova lamina como devo proceder? Posso lixar e aplicar por cima?

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Caso eu queira substituir a lamina do móvel como devo proceder? Posso lixar e aplicar a nova lamina por cima?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro .
      Faça o seguinte : lixe bem a lâmina existente para retirar todo o verniz ou tinta existente ,deixando na madeira pura .Aí é só fazer o que eu coloquei nessa postagem.
      Bom trabalho.

      Excluir
  8. Rita Maria dos Santos13 de abril de 2014 às 13:27

    Comprei uma cama antiga, mas ela é muito escura; gostaria de clareá-la.Que material eu uso?

    ResponderExcluir
  9. Oi Rita .
    Em primeiro lugar, lixe algum pedaço da peça para ver qual a cor original ,pois antigamente se tingia a madeira para fazer o móvel bem escuro.
    Se for esse o caso é só lixar a peça toda e envernizar deixando na cor original da madeira .
    Não tem jeito de clarear madeiras escuras. Ou você pinta, faz um pátina ,ou coloca uma lamina clara por cima .
    Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail indicado abaixo da caixa de comentários .

    ResponderExcluir
  10. olá amigo, tenho um móvel estante em laminado escuro, gostaria de clarear, sabe de alguma técnica que me permita isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe meio de clarear madeira , somente dá para escurecer. A opção é pintar , fazer uma pátina ou satinê .
      Você pode também chamar um marceneiro e pedir que troque as laminas escuras por outras claras no tom que mais lhe agrade.
      Amauri

      Excluir
  11. co ml o faço para remover lamina da madeira? plis preciso trocar de lamina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilize uma espátula . Enfie por baixo da lâmina e vá forçando para que ela saia até acabar toda a superfície .
      Pode tambem destruir a lâmina utilizando lixa para metal nº 36 que é bem grossa .Mas tem de ser na lixadeira ,pois no braço cansa e demora muito .quando acabar, alise a superfíce com uma lixa para madeira nº 60 .

      Excluir
  12. Oi Dom, tudo bem?
    Fiz todos os passos conforme ensinado e a peça ficou bem lisa e uniforme, mas acabei deixando ela encosta durante 2 semanas e no momento que fui passar a senadora, reparei que tinham algumas rachaduras e alguns pontos a folha acabou levantando, isso aconteceu em todos acentos das minhas cadeiras! o que aconteceu? como devo proceder?
    Obrigado! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envie ,por favor, fotos pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com ,para que eu possa avaliar o que houve e te dar uma resposta

      Excluir
  13. Poxa bacana vc! Ensinar este trabalho e ainda esclarecer várias dúvidas . Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de fazer um violão esses laminado é o mesmo usado da forma quev você esta explicando? Tem como colando 3 laminas de 1 milimetro? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divino, o violão é feito com madeira maciça (2,7 ou 2,5 mm de espessura) ou com duas folhas coladas cruzadas em uma forma de alta pressão. A madeira maciça é molhada e curvada até assumir o contorno da forma. Ainda na forma, se colam frente e fundo. Existem livros em inglês que ensinam a fazer violões. Lembre-se de que violão em inglês se escreve "guitar" ou "acustic guitar". O de compensado você só vai conseguir fazer se tiver uma forma industrial. Se quer mesmo fazer, opte pelo de madeira maciça.

      Excluir
  15. Oi Divino. É mais fácil você comprar um compensado já pronto .Além disso fica mais barato e dá menos trabalho.

    ResponderExcluir
  16. boa noite,dom maleiro,tenho 2 cadeiras antigas de madeira com palhinha da gerdau,são pintadas de preto,como faço para remover a tinta antiga e deixa las enceradas,é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maurício .
      Aplique nelas um produto chamado Stripitisi da Montana Química . É um gel que remove qualquer tinta. Siga as instruções da embalagem ,e use luvas pois ele é agressivo para a pele .Depois de retirar a tinta passe um pincel ou pano embebido com thinner para eliminar os resíduos do produto .A seguir passe ao menso duas demãos de cera .

      Excluir
  17. Parabens pelo seu blog. A proposito eu estou com um proglema a resolver: Tenho que aplicar uma lamina de Radica num acordeon onde os cantos sao boleados. como faz para aplicar o laminado nas curvas sem quebrar ? tem como ? Se tiver como mandar um e-mail eu lhe mando as fotos do acordeon a ser restaurado. Desde ja agradeço recantodasgaitas ARROBA gmail PONTO com

    ResponderExcluir
  18. Oi Alexandre .
    Uma das maneiras de moldar madeira é com água quente . A madeira fica mole e fácil de manusear sem quebrar ou rasgar.
    Já fiz diversos trabalhos com lâminas em áreas curvas ,mas em áreas arredondadas ainda não
    Acredito que seja possível usando o calor,mas tem de ser feito rapidamente ,porque a cola pode se estragar .
    Se quiser mandar uma foto o e-mail é : dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Bom dia !! Visito sempre o seu blog. Gosto muito das dicas. Parabéns.
    Bom... eu comprei um buffet antigo para eu mesmo restaurar. Rsrsrs Sempre tive vontade de aprender. Ele é de madeira maciça. Me parece que é de CANELA mas as faces esternas são forradas com folhas de IMBUIA. (uma pena, pois o interior em canela é lindo...) Retirei todo o verniz com lixas e a madeira tá 'no osso'. Mas não estou gostando !! O móvel foi muito detonado através dos anos, bateram pregos em puxadores horrorosos já que os originais devam ter se perdido, acredito eu. Sofreu também muitos riscos no tampo. Enfim, estou pensando em colar novas folhas de madeira em toda a parte externa. O que devo fazer ??? Tenho que retirar todas aquelas folhas que estão nele ou posso colar as novas folhas sobre as antigas ?? As que existem nas laterais das gavetas e nas laterais da porta (2cm) não penso em mexer senão terei problemas de encaixe... mas 'pra fora' não há problema do móvel 'engordar' a espessura de uma folha de madeira, penso eu ... Obrigada pela atenção !!

    ResponderExcluir
  20. Oi Leo.
    Você pode lixar a lâmina antiga e colar a nova por cima sem problema .É mais fácil e rápido fazer assim . O móvel não vai "engordar" ,porque a lâmina tem menos de um milímetro de espessura .

    ResponderExcluir
  21. Obtigada pela rápida resposta.
    Olha, Amauri, eu colei as laminas das 3 gavetas do buffet. Fiquei mt feliz com o trabalho !! Foi uma das coisas mais legais q já fiz. Mas eu tive uma frustracao no dia seguinte.
    Pela manha tava tudo normal. As folhas bem coladinhas... lixei as rebarbas e saí para fazer outras coisas. Depois d um tempo fui iniciar a colagem das outras partes e percebi q as folhas coladas nas gavetas trincaram alguns lugares !!! No sentido do veio da madeira.
    O q pode ter acontecido ???
    Estou desconfiado da cola usada. Já nao era muito nova, pelo contrario. Usava pouquissimo. Ela nao eatava muito liquida, tava meio eapessa. Comprei uma nova pro reatante.
    Outra coisa: fui colando centimetro por centimetro e mantendo a parte a aer colada elevada. Será q proporcionei a rachadura da folha ???
    Vou tentar manter a folha deitada isolada por algo e nao vou mais segurar com a outra mao...
    Eagora pra resolver o q tá trincado ?? É quase imperceptivel, mas olhando de perto já dá pra ver. Usar massa de imbuia nas valinhas ??? É algo muito fino !
    Agradeco as suas dicas !!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Leo .
    Podem ter acontecido duas coisas simultâneas ou separadas .
    A cola pode estar velha ,e quando secou por completo se "encolheu" fazendo com que a madeira se trincasse .Às vezes ocorre da madeira criar bolhas também .
    A segunda e mais provável coisa que aconteceu é a madeira estar ressecada e não ter suportado a cola . Isso é o que mais acontece ultimamente . Tenho tido muito trabalho com lâminas de madeira nos últimos dois anos.
    E pode também ter acontecido as duas coisas ,cola velha mais madeira ressecada igual a resultado ruim .
    Experimente comprar suas lâminas num outro fornecedor. Pode ser que melhore .

    ResponderExcluir
  23. Oi Dom Moleiro, adorei seu blog! Bem, mas sou amadora e bem amadora...rs Só que gosto de me aventurar numas "artes" no artesanato. Bem tenho uma mesa de jantar antiga, com essa lâmia que está toda restragada nas bordas. O tampo da mesa é curvo nos cantos. Não ouso me aventurar a colocar outra lamina, aliás nem queria. Pensei emtrabalhar com pintura mesmo, já que a base é maciça e acho bem bonita. é possível? queria deixar com uma aparencia mais rustica. Vou substituir as cadeiras por cadeiras de madeira maciça, no estilo bem rustico, e só mesmo colocar almofadas que pretendo que sejam amarradas (removíveis). Pode me dar alguma orientação nste sentido? Grata (lembre-se que não sou fera no trabalho como você... rs apenas uma amadora que se mete nas horas vagas). Grata.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Valeu amigo pelas dicas, principalmente a do papelão entre as peças, como estou buscando toda informação sobre restauração de móveis antigos creio que você poderá me tirar muitas dúvidas, por isso de vez em quando vou te importunar um pouco,kkkk um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Eu quero te parabenizar pelo seu blog. Suas dicas e paps são incríveis. Deus te abençoe por esse trabalho!!!

    ResponderExcluir
  27. Muito bacana e útil seu blog, parabéns e obrigado por compartilhar seu trabalho. Eu uso uma trincha ao invés da espátula e, no caso de bolhas, uso fazer um furo para que saia o ar.

    ResponderExcluir
  28. Ola Dom ! Parabens por essa postagem. Gostaria de lhe pedir uma dica porque estou com uma dificuldade que nao consigo achar solucao na aplicação de um laminado de madeira como este do seu post. tenho um acordeon muito antigo que era laminado e foi danificado. Ele tem cantos boleados e em angulo. Como faço para moldar o laminado de madeira nesses cantos boleados ? Se quiser te mando uma foto. Me mande um e-mail que te respondo com as fotos para melhor entender o problema. Desde ja agradeco recantodasgaitas@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .