Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cadeira Xerife



Esta cadeira antiga complementa a escrivaninha da postagem anterior.Também ficou jogada num canto por muito tempo ,mas por ser feita de madeira de qualidade sua estrutura estava intacta. Só estava suja e feia

A madeira descoloriu devido ao tempo ,e ficou com este aspecto esbranquiçado e cheio de manchas .

O mecanismo que permite recostar estava travado e com muita ferrugem .Era impossível fazer qualquer movimento para trás ou para a frente .Nem girar para os lados.

Foi necessário desmontar a peça toda depois de um "banho" de desengripante LubGin,da Colorgin (ele é tão bom quanto o famoso WD40 ,porém mais barato) . Depois de desmontado , o mecanismo foi pintado com tinta preto fosca da Coralit,remontado e afixado na cadeira .

Depois de totalmente lixada , e ter seus pequenos defeitos corrigidos ,foram aplicadas três demãos de verniz acetinado Poliulac , da Sayerlack.

Seu aspecto melhorou bastante .Agora ela esta pronta para acompanhar a escrivaninha .

7 comentários:

  1. Olá Dom.
    quando visualizei, na postagem anterior (bem no cantinho da foto), esta belíssima cadeira sabia que você não deixaria de fazer algo por ela, mesmo que o cliente não demonstrasse interesse em restaurá-la. Ela é belíssima. Reporta-me à infância onde me sentava à escrivaninha de meu avô paterno para desenhar aqueles rabiscos que nossas professoras insistiam em chamar de "arte". Parabéns a ambos (Restaurador e Proprietário); Você pelo trabalho maravilhoso de restauração e proprietário por ter este belíssimo conjunto.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom!
    Maravilhoso trabalho!Como Sempre!
    Linda cadeira, muito estilosa e fala verdade amigo..não encontramos jamais móveis deste tipo e que ainda os possui,conserve-os!
    Bom Feriado!

    Um grande abraço!

    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvana. Até eu, que sou altamente crítico com meu trabalho, gostei do resultado.Bom feriado.
      Abração.

      Excluir
  3. Adorei, lembrei das cadeiras do escritório de engenharia do meu pai. Elas giravam e agente podia subir e descer a altura. Depois que ele fechou a empresa as cadeiras foram distribuídas. Muitos anos depois descobri duas delas e tentei pegar mas estavam numa casa vazia que sofreu um assalto e levaram as duas últimas.Acho que o ladrão sabia do valor né não?! Uma pena, fiquei sentida. Adorei seu trabalho de restauração, como sempre serviço de mestre.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot

    ResponderExcluir
  4. tenho a ferragem e os pés de madeira de uma cadeira xerife. Estou querendo dispor delas. A quem possa interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Eu tenho interesse nessas peças..
      Pode enviar um e-mail ou telefone de contato?

      Excluir
    2. Infelizmente as peças já foram vendidas

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .