Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Escrivaninha Xerife



Esta antiga escrivaninha tipo Xerife e sua respectiva cadeira ,estiveram abandonadas numa garagem durante muitos anos .Até que finalmente um casal de jovens as resgatou e enviou para "dar um jeito"
Nesta foto dá para se ver ainda um pedaço da cadeira e as divisórias internas com uma das gavetinhas ,além de pedaços de madeira da parte interna .

A peça estava bem feia e desgastada pelo tempo.Parecia que ia desmanchar , mas sua estrutura na realidade estava bem firme .

As gavetas não abriam,e as fechaduras não tinham chaves .Por sorte , o fundo estava destruído e foi possível retirar as gavetas empurrando por baixo.Os pés como se vê também estavam lastimáveis .

Esta é a tampa que sobe e expõe a mesa de trabalho. .A fechadura estava emperrada e sem chave,e a desta gaveta também

Esta tábua é uma extensão da mesa , indicada para colocar livros ou quaisquer coisas que não caibam na mesa.

Depois de muito limpar e lixar e com a aplicação de três demãos de verniz Poliulac, da Sayerlack a peça mostrou sua verdadeira identidade.
Os espelhos das fechaduras depois de limpos e polidos , receberam duas demãos de verniz automotivo Lazzudur à base de poliester.Isto permitirá que fiquem com o mesmo aspecto por muitos e muitos anos .Foram feitas chaves para as fechaduras da tampa e das gavetas .

A mesa de trabalho depois de pronta com suas gavetinhas e pequenas divisórias

E assim,de "cara nova " essa escrivaninha vai acompanhar seus novos donos por muitas décadas.

14 comentários:

  1. Olá Dom,
    que peça maravilhosa!
    Nunca estive frente a frente com uma que apresentasse este design.
    A restauração foi perfeita, o acabamento escolhido melhor ainda.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Impressionante. Teu trabalho cada dia me surpreende. Parabéns. Ficou lindo.

    ResponderExcluir
  3. Teu trabalho é maravilhoso.Super indico até pelas peças que fez pra mim....

    ResponderExcluir
  4. Eu e Renie já restauramos uma destas que era do meu avó para minha mãe, inclusive precisamos colar no tecido algumas das ripinhas que fecham a escrivaninha. Os puxadores são diferentes de metal tipo concha, Ficou muito boa, com tudo funcionando e ela usou por muito tempo. Agora esta com outro irmão. Seu trabalho ficou ótimo e em conjunto com a cadeira ficou perfeito.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot

    ResponderExcluir
  5. Um verdadeiro artista, parabéns pelo seu ótimo trabalho sempre !

    ResponderExcluir
  6. Ela já foi vendida? Caso sim, tem outra igual? Qual,o preço?
    email: maschiavon@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco boa tarde .
      Ela não estava à venda ,apenas restaurei a pedido de seu proprietário . Mas ele não pretende vendê-la .

      Excluir
  7. Boa noite Dom!
    Tenho em casa uma escrivaninha xerife. gostaria de saber como colo a esteira dela. Ela esta descolada umas quatro tiras. Coloquei cola de madeira, mas na hora de fazer força pra fechar elas descolaram novamente.
    Aguardo seu contato.
    Gisella Vita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisella. Utilize cola de contato, que funciona bem melhor que a de madeira . Tem de aplicar uma demão em cada parte a ser colada, esperar secar por uns 20 minutos , aplicar uma segunda demão ,e quando secar novamente é só colar . Mas cuidado quando uma peça encosta na outra, cola meeeeeeesmo . As duas peças tem de str bem alçinhadas , porque se ficarem tortas será difícil separar .

      Excluir
  8. OLA, OLA, POSSUO UMA PARECIDA COM ESTA ESCRIVANINHA QUE VOCE RESTAUROU, E ESTOU PRECISANDO COMPRAR A FECHADURA QUE É COM O FECHAR TIPO BICO DE PAPAGAIO, ONDE VOCE COMPROU OU SABE ONDE TEM OU ME DA UMA DICA?? AGUARDO OBRIGADO e a parte de baixo de onde fica a ligueta e o acabamento da fechadura tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único lugar onde sei que tem essas fechaduras é na rua do Gasômetro em São Paulo .
      É necessário procurar em diversas lojas ,porque nem sempre elas tem disponibilidade das peças .

      Excluir
  9. Olá. Tenho uma similar (não possui pés, pois é fechada nos lados e na parte posterior), que recebi como pagamento de uma dívida, sendo que gostaria de vender. Terias alguém para avaliar ou você mesmo faz isto? è
    bastante antiga, mas foi restaurada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie fotos da peça para meu e-mail : dom.moleiro@gmail.com
      Posso te dar uma ideia de valor.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .