Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 22 de março de 2014

Escurecimento de cadeira .


Esta cadeira tinha alguns problemas ,e seus proprietários resolveram além de restaurar ,também escurecer a peça .As partes desmontadas foram novamente afixadas em seus locais. O verniz antigo ,foi retirado com Tira Tinta ,da Byo Cleaner ,e depois a cadeira foi lixada e escurecida com tingidor VELADURA ,que é feito para tingir tintas e vernizes, mas tem um resultado excelente quando aplicado diretamente na madeira ,

Nesta foto vê-se parte da cadeira com a primeira demão do tingidor e um pedaço no tom original da madeira.Não sei qual é esta madeira , ela é bem clara ,mas é forte . Após o escurecimento foram aplicadas duas demãos do verniz Poliulac acetinado,da Sayerlack.Para dar um acabamento melhor, e deixar a superfície bem lisa passei lixa d'agua n° 2.000 .Essa lixa é feita pela Norton ,para dar acabamento em pintura de automóveis ,mas a utilizo sempre ,sem água, para acabamento dos móveis.

Aqui ela já pronta .Nota-se que ha uma assimetria entre as bases dos apoiadores de braço ,porque a peça que estava quebrada não ficou exatamente como eu queria ,Isto porém não alterou o conforto de quem senta nesta peça .

Mais uma imagem da cadeira pronta. Na minha opinião e na do casal de clientes ela ficou bem melhor escurecida .

5 comentários:

  1. Olá Dom,
    belíssimo trabalho. Sem sombra de dúvidas, o acabamento novo dá à peça a aparência deveria ter.
    Quanto às lixas d´água eu também as uso em todas as granulações, foi a que mais me agradou em termos
    de acabamento.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  2. Amauri, excelente trabalho, muito bom acabamento e fico curioso em saber ao lixar após a aplicação da Veladura se a parte escurecida não acaba saindo na lixa, principalmente os cantos vivos. Sou hobista e estou precisando escurecer um painel que estou fazendo de jatobá e preciso de acabamento mais escuro para esta madeira, o que voce recomenda?. Abraços e parabéns. Convido a visitar meu blog. www.atelierdozero.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jose Roberto .
      O Veladura é um tingidor para verniz ,mas é muito adequado para aplicar direto na madeira .Por ser um tingidor , ele penetra na madeira,e quando você lixar,ele não sairá.
      Para escurecer o jatobá procure o tom mais escuro possível do Veladura e aplique puro num pequeno pedaço para testar. Se ficar muito escuro ,dilua com água ráz até atingir o tom adequado .Depois aplique verniz diretamente na madeira ,não use seladora .

      Excluir
  3. A cadeira é linda e valeu a pena restaurar. Ficou muito bonita Amaury. Como sempre um excelente trabalho. Sempre venho te visitar mas não tenho deixado comentários por aqui. Sua experiência é comprovada pelos trabalhos que realiza e também pelas dicas e ensinamentos que divide conosco, como este sobre o tingidor. Agradeço por todos os que aprendem com você.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda demais, adoro tom escuro de madeira e a cadeira ficou com um brilho lindo. Parabéns!
    Boa semana.
    Mari.

    http://www.studioartecasa.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .