Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Tacho de cobre antigo


Este antigo tacho de cobre,já deu muita alegria para a atual proprietária a muitos anos atrás .Sua avó fazia nele doces deliciosos para toda a família .São recordações de uma infância feliz ,que ficaram guardadas na lembrança de minha cliente .

Devido ao tempo de uso ele se estragou e foi abandonado ,mas quando foi dado de presente para minha cliente ,ela resolveu restaurá-lo.
Já haviam feito alguns consertos ,mas da maneira errada .Essa lateral que está rasgada ,foi soldada com material inadequado.
Tinha muitos amassados ,alguns buracos e estava totalmente preto quando o peguei.Essa fotos foram tiradas depois da remoção de um bocado de massa escura , mistura de gordura, açúcar e calor.

Soldas como essa tiraram a beleza natural da peça .

Nas bases das alças ,onde estavam as maiores rachaduras e as piores soldas , foi feito um trabalho para tampar e fortalecer a área , através de uma chapa fina do mesmo material ,soldada com o material correto.Embora não seja original , não estragou o aspecto da peça .

Nota-se nesta foto um amassado na parte inferior que não foi possível endireitar pois o material estava com fadiga .Qualquer esforço romperia a parede do tacho.

O tacho foi limpo inicialmente com Cromex ,um produto específico para limpeza de metais não ferrosos,fabricado pela Byo Cleaner .Depois foi lixado à mão com lixas para metais n°40 ,n°80 ,e n°400, para deixá-lo com seu aspecto final ,sem parecer que estava novo.Após o lixamento final foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur 7502. E pronto .

6 comentários:

  1. Bom dia Amauri,
    Você deixou o tacho novinho! E muito gostoso ver uma restauração assim tão bem feita e bonita!!Parabéns!!Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Amauri,
    Pode me dar uma dica de como tirar manchas de gordura de mãos e cabeça (encostadas) em armários cabeceira de cama?
    Os armários e a cabeceira são de madeira clara, e com o tempo estão com mancha bem escuras, penso que são provocadas pela oleosidade do corpo.
    Agradeço sua dicas.
    Abraços,
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz boa noite .
      Existem algumas alternativas : primeiro limpe com uma esponja com água e sabão ,que é a melhor coisa para retirar gordura humana.
      Se não funcionar , tente um pano embebido em água raz.Esfregue até sair toda a mancha e depois aplique cera .
      Se nada disso resolver ,o jeito então é lixar com uma lixa nº 100 para madeira ,até que saia toda a gordura .A seguir encere ou envernize a peça ,de acordo com o acabamento que ela tenha originalmente .

      Excluir
  3. Sr. Amauri, gostaria de saber por qto tempo dura impermeabilização com lazzudur em tacho de cobre. A limpeza com pasta automotiva precisa necessariamente ser da msma marca exposta aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o tacho não for utilizado para uso normal ,e ficar como objeto de decoração deve durar muitos anos .Qualquer pasta automotiva serve para esse serviço.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .