Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cera de alta qualidade .

Sempre que me perguntam sobre o uso de cera sou contra .É um produto frágil e de baixíssima durabilidade ,pois se estraga com umidade e com calor .
Aconselho sempre a clientes e leitores (as) do blog que utilizem verniz em seus móveis devido à maior resistência do produto e ao fato de que após a aplicação,passam-se anos sem que seja necessária uma nova aplicação
As ceras mais conhecidas são feitas à base de cera de abelha e de extrato de carnaúba .
Por ser um produto tradicional e barato,continua sendo usado em larga escala em todo o país.Desconheço como isso funciona no resto do mundo, mas no Brasil o uso do produto é muito elevado .
Mas o mundo evolui ,e alguns produtos também .
Conheci a meses atrás uma cera totalmente diferente ,através do atendente da loja de tintas onde faço habitualmente minhas compras ,e resolvi compartilhar essa informação com vocês ,pois o produto realmente é muito bom.
Este produto é a Cera Resistente W&W . Fabricada pela empresa W&W Química Ltda ,esta cera não contém carnaúba,silicone e outros componentes tradicionais , sendo feita com polímeros químicos a base de água ,sendo portanto ecológica.
É recomendada para restauração de pisos onde existe alto tráfego ( lojas ,edifícios,etc ) e dura meses ,segundo o rapaz que a recomendou.
Posto isto, comprei a cera e fui testá-la . Já que é tão boa e resistente para um piso de madeira ou pedra,num móvel deve durar muito mais,pensei .
Testei então o produto da seguinte forma : peguei uma cadeira de uma cliente que deveria ser envernizada e apliquei três demãos da cera .
Deixei secar por duas horas ,( estava um calor fortíssimo naquele dia )pus a cadeira embaixo do sol e joguei água com um esguicho .
Larguei a cadeira ao sol e fui almoçar ,e quando voltei ela estava exatamente como quando acabei de encerar, brilhante e sem nenhuma mancha.
Repeti de novo a operação e o resultado foi o mesmo .Cheguei então à conclusão que o produto realmente é tão bom quanto falou o atendente da loja ,e apliquei nas cinco cadeiras restantes .
Essas cadeiras ficaram muito bonitas ,a cliente gostou do resultado,e conversando com ela hoje (03/04/14), me disse que embora sejam bastante utilizadas pela família ,o brilho das peças permanece inalterado e não surgiu nenhuma mancha ,nem risco .
Isto me deu certeza da real qualidade do produto, por isso estou divulgando seu nome nesta postagem .Depois dessas cadeiras já apliquei a cera W&W em diversos outros móveis ,e tanto a brilhante quanto a acetinada conseguem o mesmo resultado no acabamento das peças .
Além de sua aplicação ser fácil , apenas passa-se com uma espuma, sua secagem é rápida .
Quero deixar claro duas coisas : só divulgo nomes de produtos que utilizo ,quando tenho certeza que posso recomendá-lo sem problemas ,e também que não ganho nada de nenhum fabricante por divulgar seus produtos .Apenas creio que mostrar bons produtos pode ajudar quem queira fazer determinado trabalho, e não conheça os produtos necessários para o mesmo.

8 comentários:

  1. Olá Dom, por enquanto está restrita à Sampa.
    Vou experimentar tão logo seja disponibilizada por aqui.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  2. olá , Dom moleiro, primeiro parabéns pelo trabalho q é magnífico, gostaria muito de sua ajuda, eu ganhei um armário (estilo guarda louça), era da minha mãe ele tem 60 anos, é de madeira escura e eu já restaurei somente o forro de dentro e das gavetas e já lixei ele todo e gostaria muito de manter a cor natural, gostaria de usar a cera q você falou(w&w) ou outra técnica com a cera que faz pátina(pátina cera) o que vc acha, gostaria muito de ter sua opinião e como faço para comprar essa cera, pois moro no estado de mato grosso. me retorne meu email é suzyy.lemes@hotmail .com. obrigada SUZY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Suzy .
      Pesquisei no site da empresa ( www.wwquímica.com.br ) e descobri que a cera W%W só é vendida nas regiões Sul e Sudeste.
      Entre no site, lá tem um número 0800 para atendimento a clientes . Talvez possa informar a melhor maneira de comprar o produto.
      Caso não ache a cera, envernize o guarda louça .Mas não aplique seladora ( nunca ,mas nunca mesmo ),que é um produto frágil, que não se fixa na madeira por muito tempo .
      Dilua o verniz com 20% de água ráz .Eu uso muito o Poliulac da Sayerlack .
      Aplique num pedaço de uns 40 centímetros e depois passe um rolinho de espuma seco ( sem verniz ,sem nada ) para dar um acabamento melhor .Vá aplicando aos pedaços , até completar a peça .Teste antes numa outra madeira para pegar o jeito
      .Não aplique o verniz em todo o móvel para passar o rolinho depois ,porque o verniz começa a secar e o trabalho não dá certo .
      Se tiver alguma dificuldade ou alguma dúvida , entre em contato novamente .

      Excluir
    2. Olá, vi sua resposta e adorei sua idéia, vou fazer no meu guarda louça e quanto a cera eu entrei em contato com a fábrica eles me enviam a quantia de cera que eu quero, mas quero sua opinião se eu passo a cera ou o verniz no meu guarda louça, se você puder me responder, fico muito grata. E mais uma vez muiiiiiitttoooo obrigada pela dica e pela atenção.
      SUZY

      Excluir
    3. Oi Suzy .
      Isso é uma questão de gosto pessoal. Eu prefiro sempre o verniz porque dura mais ,porém esta cera, além da facilidade de aplicação também tem grande durabilidade .Mas, de qualquer modo eu fico com o verniz .
      Bom trabalho.

      Excluir
  3. Anotei! Vou procurar aqui em Curitiba. Valeu a dica.
    Abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. ola,boa noite! parabens Dom Moleiro por dividir seus preciosos conhecimentos . meu nome e andressa e comprei uma cristaleira antiga de peroba.a peça estava empreguinada com cera e verniz , entao resolvemos passar removedor pastoso anjo.que alias de anjo nao tem nada.rsrs.agora vou passar tinner e lavar. gostaria de saber se existe algum procedimento de limpeza antes de passar a cera w&w ? um grande abraço !! pelissari.andressa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa .
    Você está fazendo o procedimento correto . Limpe tudo com Thinner de diluição ,que é melhor que o Thinner de limpeza ,e depois aplique três demãos da cera W&W .Espere duas horas entre cada demão. É o tempo mínimo para que a cera seque bem . Se o tempo estiver úmido espere umas seis horas . Você falou em lavar ,mas não é necessário lavar a madeira depois da aplicação do thinner pois ele evapora.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .