Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Clemens Muller semi-nova .


O que sei sobre esta máquina, é que está a muitos anos na família de seu proprietário .Ninguém sabe quando ela chegou mas já passou por algumas gerações da família .

Embora tenha sido bastante usada nestes cento e poucos anos de existência ,esta máquina pode ser considerada semi-nova ,pois está funcionando perfeitamente , e seu movimento é macio e silencioso. Seus donos cuidaram dela com muito cuidado ,e ela chegou ao século 21 ,funcionando tão bem como era originalmente .

Embora alguns decalques tenham se desgastado devido ao tempo e o uso , e estivesse um pouco suja , foi muito fácil limpá-la e recuperar as partes cromadas, que estavam com uma pequena camada de ferrugem .

Nota-se no lado direito dessa imagem uma marcação feita em marchetaria .Este trabalho é uma regua ,e tem exatamente trinta centímetros ,divididos em pequenos pedaços de madeira para marcar cada centímetro .

Aqui dá para se ver a marchetaria recuperada , e os cromados com um novo brilho.

Este decalque na parte traseira é especialmente bonito e delicado , e ficou intacto apesar dos longos anos de uso .A madeira utilizada no gabinete também é muito bonita .

Pronta ,ela ficou assim ,e vai decorar a casa do meu cliente .

10 comentários:

  1. Olá Dom,
    sensacional os decalques e a Marchetaria.
    Seria muito interessante saber se a marchetaria é original da peça
    ou surgiu em função de uma necessidade.
    O que você acha?
    A peça impressiona pela beleza e antiguidade.
    Parabéns. Um trabalho e tanto!
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ururahy.
      Essa "régua" feita em marchetaria, era comum em máquinas de costura fabricadas no final do século 19 e começo do século 20 .
      Eram feitas para facilitar e agilizar o trabalho das costureiras .Já encontrei isso em muitas de máquinas ,todas abaixo da década de 20 do século passado .
      Abraços

      Excluir
  2. Olá Amauri,

    saudades de vir aqui prestigiar o seu belo trabalho. Realmente, essa máquina de costura é uma bela peça e, mais, restaurada terá ainda muitos anos de vida. O trabalho de marchetaria é super delicado e recuperá-lo deve ser um baita trabalhão! Parabéns pelo seu trabalho e também ao cliente, por conservar uma linda peça destas!

    Beijos, excelente fds e obrigada pelo carinho lá no blog!!

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho uma máquina igual a essa em casa. Eu só gostaria de saber o que está escrito na lateral e parte superior da máquina? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vampira.
      Na lateral está escrito o nome da máquina ,mas em cima não me lembro , me desculpe .

      Excluir
  4. Onde posso encontrar decalques para máquinas de costura antigas de Várias marcas conceituadas. E o preço com portesvde envio para Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Como posso encontrar decalques para máquinas de costura antigas de várias marcas conceituadas. E o preço com custos de envio para Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João .
      Aqui no Brasil ,não se encontra esse tipo de material .Não existe mais para venda ,mas é possível reproduzir através de " plotagem " ,uma técnica com o uso de computador e impressão em filme plástico. Já vi um decalque desses e achei muito grosso . Quando aplicado no corpo da máquina fica um " degrau " ,pois o laminado tem quase um mílímetro de espessura . Me disseram que na America do Norte tem uma empresa que os fabrica ,mas não consegui encontrar . Desculpe mas nãos posso ajudar. Boa sorte em sua busca .

      Excluir
  6. ola dom moleiro temos uma maquina com estes desenhos igual a primeira foto mas nao sabemos a escrita dela nem o ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas .
      Nessa época foram feitas máquinas de diversas marcas com a mesma aparência. Algumas exatamente iguais ,portanto é muito difícil distinguir qual é qual sem que haja inscrições . Possivelemente a sua é do final doséculo 19 , ou início do século 20

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .