Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Divisória de sala .


Esta peça é uma divisória de sala .Originalmente tinha um baú acoplado nesta parte mais baixa.Me foi dada por uma cliente a uns três anos atrás ,e ficou largada na oficina ,esperando que eu tivesse tempo e vontade para restaurá-la .

Como mostra a foto , estava bem feia e suja .Mas apareceu uma cliente que gostou da peça e quis comprá-la .

Aí então, tive de meter a mão na massa e limpar toda a sujeira acumulada, retirando também o verniz antigo que estava bastante grudado na madeira.Foram necessárias duas latas de Tira Tintas ,da Byo Cleaner ,para retirar toda a sujeira e o verniz .Após o Tira Tinta ainda tive que usar lixa nº 60 para completar a limpeza, e depois nº 320 ,para deixar a superfície bem lisa .

Foram aplicadas três demãos de verniz acetinado Poliulac da Sayerlack .Alguns buracos foram tampados com massa F12 para madeira .

Minha cliente quis que a peça ficasse com seu aspecto original inalterado ,e vários "machucados " da madeira foram preservados ,assim como algumas manchas também .

A divisória ficou então com aspecto de coisa antiga ,mas limpa.

Agora a divisória vai ter uma nova "vida" no dormitório desta cliente .

3 comentários:

  1. OLÁ DOM!
    MARAVILHOSO TRABALHO,UMA PEÇA MUITO SUGESTIVA ,EU ADOREI O MODELO.

    PARABÉNS!

    BOM FINAL DE SEMANA!

    ÓTIMA PÁSCOA!

    SILVANA

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom,
    que peça maravilhosa. Como você tenho vários mobiliários que vou adquirindo em visitas a brechós
    e garagens aguardando alguém goste para restaurá-los. Esse produto - tira tenta da Byo Cleaner -
    já chegou por aqui. Utilizei e gostei, principalmente pela sua atoxidade. Parabéns pelo trabalho.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog, trabalhos muito belos e dicas valiosas.
    Parabéns, adorei e já coloquei nos meus favoritos.
    Ane Sampaio

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .