Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 3 de maio de 2014

Balança enferrujada.


Esta antiga balança chegou em minhas mãos irreconhecível .Totalmente enferrujada ,e com seus pratos de latão escurecidos de tão oxidados que estavam .Ela viajou um bocado para chegar aqui,pois veio de São Luis do Maranhão .

Nem parecia que um dia teve cor e brilho .

Nesta foto percebe-se claramente que a ferrugem era total

Os pratos foram limpos com Cromex ,da Byo Cleaner ,mas como estavam bastante degradados ,não ficaram exatamente como eram originalmente ,

Depois de retirar o excesso de ferrugem com escova de aço ,foi aplicado um produto chamado Armatec ,fabricado pela Otto Baumgart ,que transforma a ferrugem numa base química para a pintura .A seguir foi aplicado o Primer Universal da Maxi Rubber ,para proteger a peça e facilitar a ancoragem da tinta .

A pintura final foi feita com três demãos de Lazzumix ,da Sherwin Williams ,tinta utilizada na pintura de automóveis .A pedido do cliente foi utilizado um dourado claro ,bem suave .

A seguir ,tanto os pratos ,quanto o corpo da peça , receberam duas demãos de verniz automotivo Lazzudur , também da Sherwin Williams .

Ficou bem melhor do que estava ,e agora está fazendo o caminho de volta para as mãos de seu proprietário .

9 comentários:

  1. OLÁ DOM! BOA NOITE!
    SEM MUITOS COMENTÁRIOS...FICOU MARAVILHOSA,NEM PARECE A MESMA BALANÇA,FICO IMAGINANDO A CARA DO PROPRIETÁRIO QUANDO VISUALIZAR SUA PEÇA AGORA NOVÍSSIMA!!
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ DOM!!

    ABRAÇOS!

    SILVANA

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Fiquei encantada com o resultado.
    E sua postagem veio num momento maravilhoso: estou precisando de dicas para restaurar um ferro de passar roupa, daqueles de brasa. Era de minha sogra, estava ao relento, tomando sol e chuva, tomei para mim. Está todo enferrujado. O que devo fazer? Devo primeiro retirar o excesso de ferrugem com a escova e depois aplicar o Armatec? E se eu não encontrar esse produto, há um substituto? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elda .
      É isso mesmo. Limpe com uma escova de aço ,o excesso de ferrugem e aplique o Armatec .Caso não encontre ,compre Ferrox ,que também é indicado para om mesmo fim .Eu prefiro o Armatec ,pois consegui resultados melhores com ele .
      Depois do Armatec você pode pintar ou envernizar .Mas tem de esperar que ele seque bem . O ideal é passar o produto e pintar no dia seguinte .
      Abraços

      Amauri

      Excluir
  3. Olá Dom, ando meio enferrujado; Aliás, mais enferrujado que a peça antes de restaurada.
    Contudo, não posso e não devo deixar de acompanhar seus trabalhos.
    Tudo muito profissional e de muito bom gosto.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy


    ResponderExcluir
  4. Estimado Amauri,
    creio que sempre se deve elogiar em público. Nos últimos 20 anos tenho comercializado objetos antigos. E, claro, na sua maioria precisam restauração/recuperação. Encontrei então alguns bons artesãos, mas que tocam um só instrumento. O que lida com madeira não conhece nada sobre metal, o que entende de relógios morre de medo da madeira. Elétrica é outro mistério, parece. Apenas um dos meus amigos não tem medo dela.
    Agora encontro vc. Tocando quase que a orquestra toda. E com conhecimentos e habilidades invejáveis.

    Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso sempre.

    Eduardo Petrucci Gigante
    P.S.: Não soube como comentar de outra forma que não anônimo, por isso coloco meu nome embaixo).

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Trabalho. Magnífico. Tenho uma balança que está idêntica a essa antes da restauração. Sabe me informar onde compro esses produtos para limpeza da mesma? Dedse já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Em qualquer loja especializada em tintas existem estes produtos à venda .
    Se precisar de maiores informações ,entre em contato através do e-mail : dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, belo trabalho. Parabéns. Estou com uma balança doméstica da Bender dos anos 60 aqui em casa. Gostaria de restaura- lá. Mas, não sei como. Poderia me dá dicas? Posso entrar em contato por Email ?

    ResponderExcluir
  8. Oi Robson
    Envie fotos da balança e te passarei informações de como fazer o trabalho .
    O e-mail é : dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .