Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Escrivaninha tradicional .


Esta escrivaninha é bem antiga, mas não consegui determinar sua "idade" .Foi comprada em um antiquário por seu atual proprietário ,que não obteve informações a respeito da peça

Estava usada mas bem conservada ,e foi solicitado que eu desse uma renovada em seu aspecto .Não tinha um único parafuso ou prego em sua estrutura .Um trabalho perfeito de marcenaria ,onde todas as partes são firmemente encaixadas entre sí.

Tinha algumas manchas e partes soltas que precisaram ser colocadas no lugar .O couro da área de trabalho estava feio ,e foi trocado por um novo de outra cor .Todas as peças foram lixadas, inicialmente com lixa para madeira nº 60 da Norton ,e depois com lixa nº320 para deixar a superfície lisa .

O novo couro melhorou bastante o visual da peça . Os puxadores , que não eram originais ,estavam pintados de preto, e receberam uma tinta num tom de bronze acetinado,ficando com um aspecto mais envelhecido .

As bordas das gavetas tinham manchas escuras devido a pequenos pregos colocados para prendê-las ,que enferrujaram com o tempo. A única parte da escrivaninha onde encontrei pregos .Estes foram "afundados " na madeira e os buracos foram cobertos com massa F12 , disfarçando assim as manchas.

O acabamento foi feito com a aplicação de três demãos de verniz Poliulac acetinado. Não houve mudança radical ,mas a peça ficou com uma imagem mais limpa .

6 comentários:

  1. Olá Dom,
    belíssimo mobiliário. Um trabalho muito bem feito.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. OLÁ DOM!
    BÉLISSIMO TRABALHO,MARAVILHOSA,UM MÓVEL QUE JAMAIS ENCONTRAMOS NOS DIAS DE HOJE..FICOU LINDÍSSIMA ,PARABÉNS!
    SEU TRABALHO COMO SEMPRE IMPECÁVEL.
    OBRIGADO PELA VISITA EM MEU NOVO SITE,ACHO QUE AGORA CONSEGUI SOLUCIONAR MEU PROBLEMA.

    BOM FINAL DE SEMANA

    ABRAÇO

    SILVANA

    ResponderExcluir
  3. Olá Dom, meus agradecimentos pela indicação e pela confiança que você demonstrou em meu trabalho (isto não tem preço).
    A cliente ainda não fez contato. Será um imenso prazer se puder atendê-la.
    Um grande abraço.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  4. Dom Moleiro !! Tenho visto praticamente todas as suas transformações,admiro todo e qualquer trabalho que possa recuperar ,dar uma nova chance a moveis antigos ,também faço algum trabalho nesta área ,abraços Suzana

    ResponderExcluir
  5. Prezado,

    Encaminhei um e-mail para o endereço dom.moleiro@gmail.com a respeito de uma mesa que estou trabalhando, mas não sei se este e-mail está ativo, vc viu?
    Por favor se puderes me ajudar... Obrigado, Luis Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .