Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Par de abajures .

Estes abajures devem ter aproximadamente uns oitenta anos . Neste longo período sofreram vários reveses ,que os danificaram principalmente nas bases

Suas bases estavam rachadas e faltando pedaços ,o que dificultava seu uso e dava um aspecto horrível às peças

Foi necessário acabar de "quebrar" para refazer as bases e deixá-las em condições de uso .Foram acrescentados pedaços de madeira da mesma cor ,moldados à mão para que se encaixassem da melhor forma possível .Nas falhas foi aplicada massa F12 tingida na cor da madeira .

Com o Tira Tinta da Byo Cleaner ,consegui retirar o verniz antigo e as manchas que existiam nas peças .A micro poeira invisível ,formou manchas acinzentadas difíceis de retirar . Essa parte deu muito trabalho.

Foram trocados os fios , os soquetes , os plugs de tomada ,e as "peras" .Toda a instalação está agora pronta para os próximos oitenta anos .

As peças mantiveram seu aspecto original com a aplicação de verniz automotivo Lazzudur ,à base de poliester ,misturado com fosqueante para dar um brilho suave

4 comentários:

  1. Um belo trabalho. É gratificante refazer e substituir peças quebradas (apesar de extremamente trabalhoso).
    Você obteve um excelente resultado. Parabéns,
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que diferença!
    Parabéns pelo trabalho, ficou lindo!
    Imagino a reconstrução com massa... aff... é um trabalho artístico mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Lindas peças, Amauri. O tom da madeira ficou perfeito. Tenho uma grande queda por peças entalhadas, admiro muito essa arte. O restauro delas vale a pena, mesmo dando um trabalhão.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .