Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 22 de março de 2014

Escurecimento de cadeira .


Esta cadeira tinha alguns problemas ,e seus proprietários resolveram além de restaurar ,também escurecer a peça .As partes desmontadas foram novamente afixadas em seus locais. O verniz antigo ,foi retirado com Tira Tinta ,da Byo Cleaner ,e depois a cadeira foi lixada e escurecida com tingidor VELADURA ,que é feito para tingir tintas e vernizes, mas tem um resultado excelente quando aplicado diretamente na madeira ,

Nesta foto vê-se parte da cadeira com a primeira demão do tingidor e um pedaço no tom original da madeira.Não sei qual é esta madeira , ela é bem clara ,mas é forte . Após o escurecimento foram aplicadas duas demãos do verniz Poliulac acetinado,da Sayerlack.Para dar um acabamento melhor, e deixar a superfície bem lisa passei lixa d'agua n° 2.000 .Essa lixa é feita pela Norton ,para dar acabamento em pintura de automóveis ,mas a utilizo sempre ,sem água, para acabamento dos móveis.

Aqui ela já pronta .Nota-se que ha uma assimetria entre as bases dos apoiadores de braço ,porque a peça que estava quebrada não ficou exatamente como eu queria ,Isto porém não alterou o conforto de quem senta nesta peça .

Mais uma imagem da cadeira pronta. Na minha opinião e na do casal de clientes ela ficou bem melhor escurecida .

segunda-feira, 17 de março de 2014

Motivo de alegria .

É muito importante para qualquer profissional, seja lá o que faça , que reconheçam seu talento, seu esforço ,e sua capacidade de trabalho.
Comigo também é assim ,mas raramente os clientes me agradecem de forma entusiástica .Normalmente pagam pelo serviço,agradecem e fazem algum elogio ao trabalho feito.
Fiz recentemente para uma cliente de uma cidade de Minas Gerais ,a restauração de uma máquina de costura e um baú azul antigo .
O trabalho com o baú eu postei no dia 12 de fevereiro de 2.014 ,mas não postei as fotos da máquina .
Ela ficou bastante satisfeita com o trabalho, e me mandou uma carta muito carinhosa .E além disso enviou um kilo de café produzido em sua cidade e exportado para a Europa .Um café delicioso ,por sinal.Bem do jeito que eu gosto.
Hoje ela me enviou uma foto do baú decorando a sala de sua nova residência ,e quero então compartilhar com vocês ,pois este gesto me deu bastante alegria e a certeza de estar fazendo meu trabalho da forma certa.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Tacho de cobre antigo


Este antigo tacho de cobre,já deu muita alegria para a atual proprietária a muitos anos atrás .Sua avó fazia nele doces deliciosos para toda a família .São recordações de uma infância feliz ,que ficaram guardadas na lembrança de minha cliente .

Devido ao tempo de uso ele se estragou e foi abandonado ,mas quando foi dado de presente para minha cliente ,ela resolveu restaurá-lo.
Já haviam feito alguns consertos ,mas da maneira errada .Essa lateral que está rasgada ,foi soldada com material inadequado.
Tinha muitos amassados ,alguns buracos e estava totalmente preto quando o peguei.Essa fotos foram tiradas depois da remoção de um bocado de massa escura , mistura de gordura, açúcar e calor.

Soldas como essa tiraram a beleza natural da peça .

Nas bases das alças ,onde estavam as maiores rachaduras e as piores soldas , foi feito um trabalho para tampar e fortalecer a área , através de uma chapa fina do mesmo material ,soldada com o material correto.Embora não seja original , não estragou o aspecto da peça .

Nota-se nesta foto um amassado na parte inferior que não foi possível endireitar pois o material estava com fadiga .Qualquer esforço romperia a parede do tacho.

O tacho foi limpo inicialmente com Cromex ,um produto específico para limpeza de metais não ferrosos,fabricado pela Byo Cleaner .Depois foi lixado à mão com lixas para metais n°40 ,n°80 ,e n°400, para deixá-lo com seu aspecto final ,sem parecer que estava novo.Após o lixamento final foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur 7502. E pronto .

domingo, 9 de março de 2014

Mercury ,máquina de costura rara.



Esta antiga máquina Mercury,é a primeira da marca que restauro .Deve ter uns setenta anos ,mas foi muito bem tratada ao longo dos tempos ,pois tinha poucas partes estragadas .

O maior problema foi a restauração das gavetas ,pois faltavam pedaços em suas frentes .

A máquina em sí estava em ótimo estado ,tendo ainda os decalques dourados em perfeitas condições , inteiros e brilhantes ,e sua pintura apresentava poucos riscos ou pedaços quebrados .

O tampo ,embora estivesse manchado pelo uso ,estava quase inteiro, faltando apenas pequenos pedaços da lâmina .

Os cromados foram limpos e polidos ,e a parte pintada foi restaurada e recebeu um "banho" de verniz para recuperar o antigo brilho.

A correia também foi trocada ,para que a máquina possa funcionar normalmente .As engrenagens foram limpas e lubrificadas.

As gavetas tiveram suas frentes refeitas com madeira escura ,mantendo o aspecto original.A máquina agora está pronta para mais alguma décadas de uso.