Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 31 de maio de 2014

Cadeira austríaca revisitada.

No dia 21 de Fevereiro de 2013 ,postei fotos de uma antiga cadeira de balanço austríaca ,que está na mesma família desde o século 19.
Porém não pude mostrar a cadeira pronta, pois ela ainda iria passar pelas mãos do empalhador .Hoje esta cadeira voltou à oficina para um pequeno retoque e a fotografei para mostrar o resultado final .

Ela estava assim :

Depois da restauração fiz o escurecimento ,apliquei verniz e ela ficou assim :

Após o entrelaçamento da palhinha ,este foi o resultado :

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Antiga balança de farmacêutico .


Estas peças formam uma balança de farmacêutico, conforme mostram as fotos abaixo.Chegou assim ,toda desmontada.

Era do pai de minha cliente ,que dedicou sua vida às poções e remédios , e usou muito esta peça ,cuja marca está mostrada nesta placa

Tanto o corpo como os pratos estavam muito oxidados pelo tempo e pelo uso .E a madeira estava suja e sem brilho.

A caixa de pesos estava igualmente desgastada pelo tempo . Os pesos escurecidos pela oxidação . Infelizmente ao longo dos anos um dos pesos foi perdido .

Embora tenha sido meticulosamente limpos ,os pratos ficaram com manchas devido a algum produto químico que contaminou o cobre ,formando uma crosta resistente e impossível de retirar .Se usasse acido sulfúrico talvez as manchas saíssem ,mas havia o risco de furar os pratos ,então considerei melhor deixá-los como estavam.

A caixa de pesos depois de limpa e lixada ficou bem melhor, e os pesos também tiveram seu aspecto melhorado depois da limpeza, mas alguns ficaram com pequenas manchas ,como os pratos

Enfim a balança mudou bastante ,e minha cliente gostou do trabalho, o que para mim é muito importante .

sábado, 3 de maio de 2014

Balança enferrujada.


Esta antiga balança chegou em minhas mãos irreconhecível .Totalmente enferrujada ,e com seus pratos de latão escurecidos de tão oxidados que estavam .Ela viajou um bocado para chegar aqui,pois veio de São Luis do Maranhão .

Nem parecia que um dia teve cor e brilho .

Nesta foto percebe-se claramente que a ferrugem era total

Os pratos foram limpos com Cromex ,da Byo Cleaner ,mas como estavam bastante degradados ,não ficaram exatamente como eram originalmente ,

Depois de retirar o excesso de ferrugem com escova de aço ,foi aplicado um produto chamado Armatec ,fabricado pela Otto Baumgart ,que transforma a ferrugem numa base química para a pintura .A seguir foi aplicado o Primer Universal da Maxi Rubber ,para proteger a peça e facilitar a ancoragem da tinta .

A pintura final foi feita com três demãos de Lazzumix ,da Sherwin Williams ,tinta utilizada na pintura de automóveis .A pedido do cliente foi utilizado um dourado claro ,bem suave .

A seguir ,tanto os pratos ,quanto o corpo da peça , receberam duas demãos de verniz automotivo Lazzudur , também da Sherwin Williams .

Ficou bem melhor do que estava ,e agora está fazendo o caminho de volta para as mãos de seu proprietário .