Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cachimbos antigos renovados .


Estes cachimbos pertencem a um amigo do meu filho mais novo. Ele os ganhou de seu avô ,mas não estava usando,pois os mesmos estavam quebrados . Meu filho sugeriu que eu poderia consertá-los e os trouxe para a oficina

Como dá para ver nessas fotos, estavam bem estragados mesmo.Um tinha a piteira quebrada ,o que não permitia restauro. Outro estava com a camara de condensação partida .E todas as piteiras estavam em más condiçoes de uso.

Este acabou de se quebrar quando comecei a limpá-lo ,restando apenas o fornilho, e tive de jogar fora

Limpei e polí as piteiras ,e numa delas tive de refazer a parte que vai à boca.Encurtei a camara de condensação de um deles e encerei o "corpo" de todos após a higienização .A piteira do que estava com o "corpo" quebrado serviu naquele cuja piteira estava destruida .

E assim , de quatro cachimbos fiz três ,mas todos em condições de fumar .

4 comentários:

  1. Trabalho sensacional.
    Abraços.
    Ricardo A.

    ResponderExcluir
  2. Mais um trabalho perfeito, né, Amauri?
    Parabéns.
    Sou sua fã

    ResponderExcluir
  3. Amauri, sua técnica é inigualável.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  4. Amauri, acho charutos muito elegantes (apesar de detestar a fumaça). Essas peças são charmosas. Seu trabalho ficou ótimo, gosto da tonalidade que dá à madeira, esse brilho discreto.
    Obrigada pelo comentário sobre as polias, lá no blog. Trabalhei muito nelas, com muito carinho. Restauro é meu remédio, cura todas as dores da vida em 5 minutos de trabalho.
    Abraços e força pra gente!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .