Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 21 de junho de 2015

Mesa entalhada renovada.

Esta mesa toda entalhada ,foi comprada por um cliente numa loja de antiguidades no centro de São Paulo .Estava bastante desgastada pelo tempo e pelo uso,mas sua estrutura estava em boas condições ,embora fosse necessário restaurar algumas partes .

Os pés,principalmente este mostrado na foto, estavam bastante danificados .

As portas estavam meio caídas, com suas dobradiças soltas e com alguns riscos na superfície .As fechaduras não funcionavam mais .

Com um pouco de massa F12 para madeira , e muita paciência, foi possível deixar os pés como eram originalmente .

As dobradiças das portas foram restauradas ,e as fechaduras foram consertadas por um chaveiro especializado em peças antigas. Os puxadores foram lixados e polidos . Foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo para evitar que os puxadores oxidassem novamente .

Toda a madeira foi escurecida com tingidor Veladura , para se obter uniformidade no aspecto da peça . Agora a mesa se encontra no escritório de advocacia deste cliente .

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, queria deixar uma dica para trincos na madeira, segue material chamado de SELANTE PARA MADEIRA, você encontra neste link, é um produto novo no Brasil.
    https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/produto?R=SELANTE-PARA-MADEIRA-prod380015-60002

    ResponderExcluir
  2. Dom Moleiro,
    Parabéns pelo seu trabalho, preservando a memória de artesões e um pouco história de todos nós e compartilhando suas experiências. Encontrei seu blog quando procurava alguém para arrumar uma porta de correr que apresenta algumas partes podres e um pintura muito mal feita. Se não encontrei ninguém para me ajudar, fiquei feliz em encontrar um blog... Custódio

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .