Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 14 de novembro de 2015

Tingindo mogno.

Um leitor do blog ,pediu orientação para tingir uma mesa de mogno ,para que ficasse no tom de imbuia mel .
Resolvi então postar essa informação que pode ser útil a todos .


Se a madeira for mais clara e estiver apenas tingida de mogno ,você terá de lixar tudo e aplicar um tingidor na madeira ,na cor escolhida .
Porém se for mogno mesmo ,só poderá escurecer um pouco ,utilizando tingidor na cor imbuia. Não é possível clarear madeira escura para depois tingi-la da cor que quiser.
De qualquer modo, lixe toda a mesa com lixa para madeira nº 60 , que irá retirar todo o verniz antigo ,e possíveis manchas existentes .
A seguir use a lixa nº 100 ,que ira´melhorar a superfície, e finalizando ,use lixa nº 320 ,ou nº400 para deixar a superfície bem lisa . Essas duas últimas são lixas d'água ,mas devem ser passadas a seco .
Limpe bem a superfície após lixar para que o tingidor penetre com facilidade nas fibras da madeira .
Ha dois tipos de tingidores : a base de água ( Acquacolor , da Sayerlack ) e a base de água ráz (Veladura ). É melhor tingir a madeira ao invés do verniz . Os dois tingidores tem diversos tons de madeira .Vá a uma loja e fale com o atendente sobre o tom que pretende usar ,para que ele possa te vender o tom correto .
Como esses tingidores podem ser diluídos , você consegue chegar facilmente no tom que deseja simplesmente deixando-os mais fracos ,e aplicando duas ou tres demãos para chegar na cor certa. Se aplicar puro ,pode ficar escuro demais . Teste antes num pedaço da madeira da parte inferior da mesa para verificar o tom certo .Chegando no tom , aplique no resto da peça .
Após o tingimento , espere 12 horas para que o tingidor seque bem e aplique o verniz ,que pode ser acetinao ou brilhante . Não recomendo o uso de verniz fosco ,pois é mais frágil ,e sua proteção não é tão eficiente .
Aguarde também 12 horas entre cada demão para que o verniz fique bem seco .O idela é aplicar duas a três demãos.
Após a secagem completa da última demão,passe com suavidade uma lixa d'água nº 2.000 para eliminar eventuais resíduos ,e deixar a superfície bem lisa .Após essa ultima lixada ,passe um pano seco para tirar o pó ,e pronto .
Lembre-se que o verniz deve ser aplicado sempre diluído com 20% de água raz, para que deslize mais facil na hora de aplicar e seque mais rápido.
Você pode aplicar o verniz ,com boneca de pano ,pistola e compressor ,ou pincel e rolinho de espuma .
É isso . Bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .