Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cachimbos antigos renovados .


Estes cachimbos pertencem a um amigo do meu filho mais novo. Ele os ganhou de seu avô ,mas não estava usando,pois os mesmos estavam quebrados . Meu filho sugeriu que eu poderia consertá-los e os trouxe para a oficina

Como dá para ver nessas fotos, estavam bem estragados mesmo.Um tinha a piteira quebrada ,o que não permitia restauro. Outro estava com a camara de condensação partida .E todas as piteiras estavam em más condiçoes de uso.

Este acabou de se quebrar quando comecei a limpá-lo ,restando apenas o fornilho, e tive de jogar fora

Limpei e polí as piteiras ,e numa delas tive de refazer a parte que vai à boca.Encurtei a camara de condensação de um deles e encerei o "corpo" de todos após a higienização .A piteira do que estava com o "corpo" quebrado serviu naquele cuja piteira estava destruida .

E assim , de quatro cachimbos fiz três ,mas todos em condições de fumar .

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Arca e oratório em pátina provençal .


Este móvel não é antigo, tem uns quarenta anos ,mas seu proprietário quis fazer uma modificação no aspecto para que combinasse com a nova residência .

Como dá para perceber nas fotos ,estava em perfeitas condições de conservação .

Foi necessário apenas lixar ,para retirar este verniz antigo ,e fazer então a pátina provençal .

A pintura foi feita com esmalte sintético à base de água .Usei o Metalatex ECO da Sherwin Williams .

Após o desgaste foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur base poliéster n°7502 , também da Sherwin Williams .

O móvel agora permanece num lugar de destaque na sala da nova residência do meu cliente .