Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 6 de março de 2016

Carranca diferenciada .


Esta carranca pertence a um cliente que possui uma grande coleção com mais de duzentas peças . É um grande admirador da arte das carrancas , tendo também peças exclusivas em seu acervo . Já restaurei algumas de suas peças mais antigas da maneira tradicional ,mas nesta peça ele quis mudar o conceito estético vigente

Estava com algumas rachaduras provocadas pelo tempo e pela umidade ,e suas orelhas tinham sido danificadas

Percebe-se aqui a falta de um pequeno pedaço na parte superior desta orelha

Foi necessária a aplicação de um bom pedaço de madeira , que depois foi trabalhado para fazer as curvas da orelha .

Quando comecei a pintura ,me foi solicitado que ao invés da tradicional em três cores ,fosse feita uma arte baseada no estilo de Romero Brito

Isso me permitiu fazer uma releitura da carranca , misturando um pouco de Romero Brito e Joan Miró .

O resultado agradou muito o cliente ,e a mim também .


Deu trabalho, pois não sei desenhar nem pintar ,mas deu pra "quebrar o galho"

2 comentários:

  1. Possivelmente, pelo traço, estas carrancas devem ter origem aqui na minha cidade, Juazeiro-Ba, cidade das carrancas do velho Chico.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ DOM,BNOITE!
    BELÍSSIMO TRABALHO,IMPECÁVEL!AMEI OS TRAÇOS E O COLORIDO DO DESENHO FICARAM LINDOS!
    PARABÉNS PELO TRABALHO!FICOU REALMENTE BELA..
    ABRAÇOS

    SILVANA

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .