Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Baú chines do século dezenove .

Este é um bau chinês ,fabricado possivelmente no final do século dezenove.
Foi trazido ao Brasil pelo que pude apurar ,em 1.910 , por um imigrante russo que trabalhou anos na China ,e resolveu por algum motivo mudar-se para nosso país .
Os entalhes foram feitos em todos os lados da peça ,e também na tampa . É um trabalho requintado ,cuja beleza minhas fotos não conseguem mostrar .
Embora tenha mais de cem anos ,sua estrutura estava intacta ,tendo apenas alguns pedaços de madeira faltando, o verniz um pouco deteriorado ,e a fechadura quebrada.
O detalhe mais importante deste baú , é que foi feito inteiramente de sândalo ,uma madeira que exala um odor delicioso ,e enquanto fiz sua restauração minha oficina ficou permanentemente perfumada.



Este é um pequeno detalhe da tampa . Por estar em baixo relevo ,permite que se abra o baú facilmente .

A tampa tem entalhes muito bonitos , retratando uma cena onde um grupo de pessoas se reúne ,e aparentemente alguém tem uma caixa de presente para oferecer a outra pessoa .O verniz estava deteriorado e bastante opaco.


Esta é a parte de baixo da peça, onde existe uma falha na madeira ,possivelmente causada por um acidente .Esta falha foi restaurada com uma madeira na mesma cor do sândalo e posteriormente tingida no tom original da peça .

A fechadura se quebrou ao longo do tempo e precisou ser refeita .

Esta parte da lateral perdeu cor ,talvez devido a incidência de sol ,ou limpeza com algum produto que atacou o tingimento original da madeira .

O interior do baú estava perfeito , apesar de muitas viagens e mudanças ,e do peso carregado.

Esta foto já mostra o baú pronto .Dá para se ver as laterais e a tampa com seus entalhes .

Esta é a fechadura refeita . Não sei se está como originalmente ,pois tive que pesquisar muito até achar um baú parecido ,em cuja fechadura me inspirei para refazer esta.

Aqui temos a tampa mostrada acima ,já restaurada e envernizada.
algumas falhas da madeira foram restauradas, e alguns pequenos buracos foram tampados com massa acrílica.

E finalmente uma imagem do bau pronto em cima de uma das mesas de trabalho .Vale ressaltar que o cliente gostou muito do resultado do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .