Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Antiga mala de viagem .


Pelo que pude apurar, esta mala de viagem chegou ao Brasil ,nas mãos de um imigrante português em 1.906.
Com o tempo e o uso ficou bastante estragada ,e a pessoa que a herdou pediu que fizesse uma restauração sem que ela perdesse sua aparência de gasta.

Como algumas partes estavam estragadas ,tive de refazê-las correndo o risco de deixar a peça com "cara de nova",mas consegui um resultado que agradou muito minha cliente .

Estas alças foram refeitas ,com couro "envelhecido" depois que estavam prontas .

Seu interior só tinha resíduos do forro original .Foi preciso procurar bastante para conseguir um tecido semelhante ao original.

O tecido usado no forro foi tingido e lavado diversas vezes ,até atingir essa aparência de antigo e usado.


O tecido que cobria a mala foi trocado por um bem semelhante . Aqui mostramos parte da colagem na madeira . Ao fundo vê-se a tampa antes da aplicação de tecido.

As partes metálicas foram lixadas ,e depois foi aplicado um oxidante de ferro ,para criar um pouco de ferrugem .A seguir foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo ,para proteger o metal, impedindo que oxide mais .

Aí está a peça pronta , com um aspecto meio envelhecido . O tecido de cobertura foi lavado antes da aplicação para que perdesse o aspecto de novo .

A alça refeita ficou com a aparência esperada ,e o resultado final agradou muito a cliente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .